A estimativa de incidência de câncer no Brasil é de 625 mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. O dado é de publicação do Ministério de Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Como principal problema de saúde pública no mundo essa doença acomete 18 milhões por ano, conforme a mais recente estimativa mundial, feita em 2018. A formação de profissionais especializados para atender a crescente demanda nesse setor tem a contribuição da Unoeste com a oferta da Especialização em Oncologia (Quimioterapia) Multidisciplinar, com as inscrições abertas para a 13ª turma.
O doutor em oncologia André Fellipe Freitas Rodrigues, responsável pelo curso, afirma que ocorre na mesma proporção a demanda de assistência aos pacientes por mão de obra qualificada, por meio de especialização. Egressa dessa pós-graduação na Unoeste, a farmacêutica Tamara Previ conta que se tornar especialista em oncologia gerou impactos na sua vida, por agregar valores técnico, profissional e pessoal. Há cinco anos trabalhando no Instituto do Câncer Brasil, na unidade de Andradina (SP), na região de Araçatuba, comenta que o curso também ajudou na prática do atendimento humanizado.
Pretensão e necessidades
Natural de Votuporanga (SP), na região de São José do Rio Preto, Tamara ingressou no mercado trabalhando em drogaria e saúde pública. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar no instituto, foi para Andradina e pegou gosto pelo trabalho na área de oncologia. Daí, buscou informações sobre especializações e encontrou na Unoeste o perfil do curso que atenderia à sua pretensão e às suas necessidades em todos os sentidos; conforme ela mesma diz. Ingressou em meados de 2016 e concluiu em 2018, sendo que de lá para cá tem empregado seus conhecimentos no dia a dia.
Tamara elogia os professores, incluindo o Dr. André pela qualidade do ensino ofertado e pelo jeito especial do responsável pela especialização em conduzir o curso com todo seu conhecimento de mestre e doutor em oncologia, com as titulações obtidas no A.C. Camargo Center, o centro integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, em São Paulo. Em termos da região de Prudente, o Dr. André diz que, nos últimos anos, a assistência ao paciente oncológico tem se concentrado principalmente em clínicas e hospitais de alta complexidade.
Opção por especialistas
“Em Presidente Prudente temos novas clínicas e hospital voltados a oncologia, e sendo assim também serão necessários cada vez mais profissionais que são cruciais ao atendimento multidisciplinar ao paciente oncológico, como enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapêuticas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e biomédicos, dentre outros. Os hospitais que atendem pacientes oncológicos têm buscado certificações de acreditação e com isso a opção é pela contratação de profissionais devidamente habilitados e que tenham título de especialistas na área”, afirma o Dr. André.
A Especialização em Oncologia (Quimioterapia) Multidisciplinar ofertada pela Unoeste tem como público-alvo os profissionais citados. A duração é de 18 meses com aulas quinzenais aos sábados, das 8h às 17h, em salas e laboratórios dos campi 1 e 2, sendo que as práticas também ocorrem no Hospital Regional (HR) “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, em Presidente Prudente. As inscrições para a nova turma podem ser feitas até 8 de agosto, com as aulas a partir do dia 14 do mesmo mês.
Informações e inscrições: www.unoeste.br/site/CursoPosGraduacao/ExibeCurso.aspx?codigo=4771&menu=apresentacao&subArea=11