‘Vacina Salva’. Essa é a mensagem transmitida pelo Cristo Redentor neste sábado (15), através do Movimento Unidos Pela Vacina, para todos os brasileiros e para o mundo. A mensagem especial foi projetada hoje em português e em inglês, entre 17h e 20h, no peito de um dos principais ícones do Brasil. Símbolo de paz e amor, o monumento de 38 metros recebeu também iluminação especial em azul e as logomarcas do Unidos Pela Vacina, que já reúne em todo o Brasil mais de 4.000 pessoas, e do Grupo Mulheres do Brasil.
A ação foi desenvolvida em parceria com o Santuário Cristo Redentor e a agência Ogilvy Brasil, que integra o movimento de maneira voluntária. Em função da pandemia, a iniciativa não contará com presença de público e seguirá as normas internacionais contra o Coronavírus e as regras da Vigilância Sanitária. A transmissão ao vivo será realizada pelos canais do YouTube do Cristo Redentor e do Padre Omar.
A iniciativa do Unidos Pela Vacina tem como objetivos chamar atenção dos brasileiros e do mundo para a importância da imunização como caminho para o fim da pandemia e incentivar a população a tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19 para se proteger contra o vírus de forma mais efetiva.
“Temos um desafio enorme pela frente até vencermos a pandemia. A vacina é hoje a única saída para a preservação de vidas e para a retomada da economia. Precisamos da união de todos para superarmos este momento, cada um fazendo a sua parte. Faço um chamado às pessoas: tomem a vacina para protegerem a vocês mesmos e àqueles que você ama. E lembrem-se que a proteção requer a aplicação das duas doses da vacina. Vamos fazer como o Cristo e estender os braços para a vacina. Ela realmente nos protege do vírus”, afirma Luiza Helena Trajano, uma das lideranças do Movimento Unidos Pela Vacina e do Grupo Mulheres do Brasil.
“O Cristo Redentor mais uma vez se apresenta como símbolo máximo na formação de uma consciência coletiva pela preservação da Vida”, destaca Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor.
“Além de contribuir para resolver possíveis entraves à vacinação, queremos auxiliar na ampliação do entendimento sobre a importância da imunização. Por isso estamos motivados em realizar essa campanha: para incentivar as pessoas a tomarem a vacina. Transmitir essa mensagem através de um dos maiores ícones do país e do mundo proporciona o impacto e o alcance que a comunicação sobre a vacina precisa para salvar vidas”, explica Eduardo Sirotsky Melzer, sócio-fundador e CEO da EB Capital e um dos líderes do Unidos Pela Vacina.
“O Cristo Redentor é o maior símbolo do Rio. A nossa mobilização é para que esse emblema da paz e do amor possa sensibilizar cada vez mais pessoas, de qualquer crença e religião, a tomar as duas doses da vacina”, complementa Ariane Trevisan, uma das lideranças do Movimento Unidos Pela Vacina no Rio de Janeiro.
TikTok se une à Fiocruz, Instituto Butantan, ONU e organizações do Todos pelas Vacinas para combater a desinformação com ciência e criatividade
O TikTok anunciou na sexta-feira (14) parceria com a ONU, organizações do Todos pelas Vacinas, Instituto Butantã e Fiocruz para atuar no combate à desinformação sobre a Covid-19. A plataforma atuará junto com as iniciativas Verificado e Equipe Halo das Nações Unidas, Instituto Butantan , Fiocruz , Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), Observatório COVID-19, Infovid, Rede Análise COVID-19, Blogs de Ciência da UNICAMP, Projeto Divulgar, Pretty Much Science e UPVacina para compartilhar informações confiáveis de forma criativa e acessível para a população.
O objetivo é dar acesso a informações de saúde corretas e reforçar a importância dos cuidados para prevenir a propagação da Covid-19. Desde março do ano passado, o TikTok tem trazido informações científicas sobre a Covid-19 e combatido a desinformação sobre a pandemia, além de ter ajudado a criar um forte espírito de comunidade e conexão através de vídeos criativos e inspiradores para entreter as pessoas durante períodos de distanciamento social. Em todo o mundo, o TikTok tem trabalhado com organizações de saúde renomadas e especialistas para apresentar informações confiáveis.
No Brasil, o TikTok está convidando criadores de conteúdos para usar a hashtag #InfoCovid para produzir vídeos com conteúdos pré-selecionados por representantes das organizações parceiras. Um comitê de entidades de saúde se reunirá para definir as prioridades, a fim de ajudar os criadores com os roteiros, buscando garantir que as informações postadas tenham respaldo científico. As pessoas podem usar a hashtag #InfoCovid para descobrir conteúdos da comunidade do TikTok na aba ‘Descobrir’. Além disso, os vídeos estarão disponíveis em uma página exclusiva, que trará informações atualizadas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a prevenção contra a Covid-19 e sobre vacinas.
Lives Semanais – Durante o período da campanha, o TikTok irá promover lives todas às terças-feiras com especialistas no tema para tirar dúvidas sobre o atual momento da pandemia. A primeira live será com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, e a coordenadora executiva do Todos pelas Vacinas, Flavia Ferrari, no dia 18 de maio às 17h.
#CadaUmDeNós – O TikTok está se unindo a campanha #CadaUmDeNós. Com a ação, a ONU busca reforçar a importância das medidas de prevenção contra a doença e difundir a urgência do acesso justo e equitativo das vacinas contra a Covid-19. A plataforma está incentivando toda a comunidade do TikTok a se juntar à campanha postando vídeos com a hashtag #CadaUmDeNós, mostrando que a pandemia só será controlada se cada pessoa fizer a sua parte, o que inclui usar máscara, manter distanciamento social, higienizar as mãos e tomar a vacina quando ela estiver disponível.
Doações – Em 2020, o TikTok doou cerca de R﹩15 milhões para ajudar no combate à pandemia. Foram investidos em compras de equipamentos hospitalares, como respiradores, e de cestas básicas para a população necessitada. O apoio cobriu todas as regiões do Brasil, inclusive comunidades indígenas e periféricas. Para 2021, o TikTok continuará ajudando a mitigar os impactos da pandemia através de doações, levando em consideração os principais desafios do contexto atual.
Combate à Desinformação – Ao trazer conteúdo educacional feito por parceiros preparados, o TikTok continua fortalecendo os recursos oferecidos sobre a pandemia no aplicativo. A página exclusiva de informações sobre a Covid-19 já foi vista mais de 2,6 bilhões de vezes e é atualizada constantemente com novas informações e orientações da Organização Mundial de Saúde sobre vacinas e sobre a Covid-19.
O TikTok trabalha para identificar e remover desinformação sobre a Covid-19. A maior parte dos vídeos enganosos sobre o Coronavírus têm sido removidos em menos de 24 horas após terem sido postados, conforme detalhado no Relatório de Transparência do aplicativo. O TikTok está investindo em novos mecanismos de detecção para diminuir essa lacuna e melhorar a eficácia.
Unidos Pela Vacina
Criado a partir da iniciativa de Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, o Movimento Unidos Pela Vacina é apartidário e nasceu com o objetivo de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros contra Covid-19 até setembro de 2021. Com esse propósito, mais de 4.000 pessoas entre artistas, cientistas, empresas e representantes de comunidades, entidades setoriais e da sociedade civil uniram-se à executiva e suas 85 mil voluntárias, potencializando suas forças e vozes em benefício da imunização da população. Com uma agenda de ações, está atuando para mobilizar governos, empresários e sociedade civil para retirar entraves e fazer com que a vacinação chegue o mais rápido possível para todos os cantos do Brasil.
Informações: www.unidospelavacina.org