Entre os dias 26 e 28 de agosto a comunidade científica mundial vai se reunir virtualmente e discutir os principais avanços e inovações da genômica no mundo, no Genomic Summit, maior evento da especialidade realizado na América Latina pela GeneOne, laboratório de genômica do Grupo Dasa, idealizador do evento. A participação no evento é gratuita.
Serão 24 horas de discussões nas áreas de oncologia, oncohematologia, cardiogenética, reprodução humana e medicina fetal, farmacogenômica e doenças raras. Além do time de especialistas da GeneOne, mais de 20 renomados especialistas de instituições internacionais dos EUA, Canadá e Europa farão apresentações interativas em suas áreas de conhecimento.
“Reuniremos especialistas de diversos locais do mundo e que estão na fronteira do conhecimento científico para apresentar o que há de mais inovador em genética. Será uma excelente oportunidade de discutir o tema com a comunidade médica brasileira, sem as barreiras impostas pela presença física”, explica Romeu Domingues, co-chairman do Grupo Dasa que fará a abertura do evento.
Destaques da programação
No primeiro dia do Summit, 26 de agosto, após a aula magna sobre “O que nos informa o genoma do brasileiro”, da Professora Lygia da Veiga Pereira, idealizadora do projeto DNA do Brasil, as discussões serão nas áreas de oncologia e oncohematologia, com quatro e cinco aulas, respectiva e simultaneamente.
A aula magna do dia 27 “Teste da saúde embrionária para a redução do risco de doenças complexas” será ministrada por Nathan Treff, Co-Founder, Chief Science Officer and diretor clínico da americana Genomic Prediction. Depois dele, a programação na área de reprodução humana e medicina fetal contará com 5 aulas e mais 4 aulas na área de farmacogenômica, também simultâneas.
No último dia do evento, 28, o diretor médico do Instituto de Genômica, Rady Children’s, em San Diego, USA, David Dimmock, vai abordar o “Uso do sequenciamento do Genoma Completo”. Depois dele, Denizar Vianna, Professor Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) fará uma aula do sobre “Custo e efetividade dos exames genéticos” e Amit Khera, MD, cardiologista e diretor da Unidade de Medicina de Precisão do Massachusetts General Hospital (MGH), do MIT e de Harvard, que vai abordar o “Status atual do risco poligênico”. Depois deles ainda acontecem outras três aulas sobre doenças raras e mais três sobre cardiogenética.
A programação completa do evento está disponível em: genomicsummitgeneone.com.br/agenda