Descartômetro do Hospital de Porto Trombetas ajuda a preservar rios no Baixo Amazonas

Localizado no meio da floresta amazônica, no interior do Estado do Pará, o distrito de Porto Trombetas é uma região cercada por rios e igarapés. E é com o intuito de preservar essas águas que o Hospital de Porto Trombetas (HPT), gerenciado pela Pró-Saúde, criou o Descartômetro, projeto que instala pontos de coleta na unidade para o descarte correto de medicamentos.

Desde sua criação, no final de setembro de 2019, o Descartômetro já evitou que mais de 14 quilos de medicamentos poluíssem o meio-ambiente. A unidade foi criada para atender os funcionários da mineração Rio do Norte (MRN) e uma das principais preocupações do hospital é com o respeito aos recursos naturais.

Segundo Wagner Gonçalves, farmacêutico do hospital, seu descarte correto é essencial também para a segurança de toda a população. “Com o projeto, nós buscamos evitar que medicamentos vencidos, alterados ou não utilizados, contaminem o solo, os lençóis freáticos e os rios. A cada quilo de remédio que nós preservamos, é possível evitar a contaminação de até 450 mil litros de água”, explica o profissional.

Por se tratar de uma comunidade pequena, foi observado pela equipe de farmácia que pontos de coleta na unidade deixariam o descarte fácil e rápido para a população. Além disso, a unidade se mobiliza constantemente para conscientizar pacientes e colaboradores, por meio de comunicados, folhetos com informações e orientações nos leitos.

“Com essas atitudes, nós queremos que as pessoas se tornem multiplicadores dessa informação. Em 2021, a expectativa da equipe é de que consigamos coletar mais de 20 quilos de medicamentos. Em quase um ano de projeto, nós já contribuímos para uma boa diminuição significativa dos impactos ambientais nos rios”, destaca o farmacêutico.
Vale ressaltar que o material depositado no Descartômetro, após a coleta, é encaminhado para a mineração Rio do Norte, onde é incinerado.

As caixas coletoras estão localizadas no atendimento ambulatorial e no Pronto-atendimento da unidade.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.