Gerenciado pela Pró-Saúde desde 2012, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua (PA), conquistou o prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, durante o 13° Seminário Hospitais Saudáveis, evento realizado entre os dias 7 de 10 de dezembro. Em razão da pandemia do novo Coronavírus, esta edição foi realizada pela internet.
Outros nove hospitais sob gestão da Pró-Saúde, além da sede corporativa, receberam menção honrosa pelo esforço na implementação dos desafios globais, ações, projetos e atitudes pensadas na preservação ecológica, desenvolvimento econômico, social e ambiental.
O HMUE conquistou o prêmio com o projeto “Capacitar Para Mudar — Ações educativas em um hospital de urgência e emergência”. A iniciativa resultou em uma redução de quase 45% dos resíduos infectantes, material hospitalar com alto potencial de contaminação ao meio ambiente.
“Mais do que o reconhecimento, a premiação mostra que é possível inserir no ambiente hospitalar a cultura da sustentabilidade. É possível e necessário”, afirma a diretora Hospitalar, Alba Muniz.
A redução do impacto ambiental em uma unidade hospitalar, afirma diretora, contribui para a utilização eficiente dos recursos, evitando o desperdício. “Esse princípio faz parte dos valores institucionais defendidos pela Pró-Saúde”, acrescenta.
O seminário é realizado pelo Projeto Hospitais Saudáveis, “associação sem fins econômicos, dedicada a transformar o setor saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral”.
“Existe um incentivo institucional muito forte para que todas as unidades gerenciadas pela Pró-Saúde desenvolvam projetos voltados para a preservação do meio ambiente e participem dos desafios globais e premiações da área de sustentabilidade”, enfatiza Cristiane Malta, analista de Sustentabilidade da Pró-Saúde.
De fato, a participação de unidades gerenciadas pela Pró-Saúde no Hospitais Saudáveis é recorrente. Ano passado, o Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), foi um dos cinco vencedores brasileiros do Desafio do Clima.
A unidade desenvolveu um projeto voltado para a emissão de gases do efeito estufa, que definiu metas e estratégias de redução significativa, por meio de ações como blitz do desperdício, blitz de resíduos e substituições das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED.
Desafios globais
Os 10 hospitais gerenciados pela Pró-Saúde que receberam menção honrosa pela adesão aos Desafios do Clima e/ou Resíduos foram:
– Pará
Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém
Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá
Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira
Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas
Hospital 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás
Hospital de Porto Trombetas, em Oriximiná
Hospital Oncológico Infantil, Belém
Hospital Público Estadual Galileu, Belém
Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Ananindeua
– Espírito Santo
Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Vitória
– São Paulo
Sede Administrativa, São Paulo