Nesta quarta-feira (20) é dia de homenagear o farmacêutico, profissional da saúde dedicado a cuidar de pessoas, sempre atento à segurança de pacientes e ao uso racional de medicamentos. A data foi escolhida com base na fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 1916.
Atualmente, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia, o Brasil conta com 229 mil farmacêuticos, que exercem atividades em diversas instituições. Só na área hospitalar são 6.972 unidades, onde esses profissionais têm contribuído de forma essencial para a superação da pandemia Covid-19.
A superintendente do setor de Farmácia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, (HSV) de Jundiaí (SP), Michele Driele Lionel de Souza, apaixonada pela profissão fala um pouco sobre a escolha. “Sempre me identifiquei com a área de saúde, por isso escolhi cursar Farmácia, que tem ampla variedade de atuação. No meu caso, me apaixonei pelo ramo hospitalar”, conta ela, formada há nove anos e há três no HSV.
A rotina de quem opta pelo setor hospitalar é agitada e inclui padronizações, recebimento, controle, armazenamento e distribuição de medicamentos, tudo baseado na farmacoeconomia, farmacovigilância e demais leis vigentes. “O mais importante é o cuidado com o tratamento do paciente e a eficácia dos medicamentos prescritos, nossa participação é essencial neste processo”, resume.
Hoje o HSV conta com 30 farmacêuticos. “Somos um hospital referência e temos farmacêuticos 24 horas, sempre prestando toda ajuda necessária ao corpo clínico e assistencial. Este é um serviço que garante a administração adequada do medicamento para o paciente, seguindo intervalos certos, quantidade certa, pelo tempo certo. O resultado esperado é a estabilização do paciente”, conta.
Homenagem
Nesta semana a árvore da vida do HSV, um mural revestido com vidro, localizado em um dos corredores do hospital ganhou um colorido especial. Como forma de homenagear os farmacêuticos envolvidos na rotina da instituição, o Time de Humanização do hospital convidou os profissionais a participar de uma mostra interna. A ação traz fotos da equipe do setor, que ficará em exposição até o final deste mês.
Streaming de educação, oferece livros e cursos para profissionais que desejam se qualificar na área
A pandemia de Covid-19 trouxe um enorme desafio aos profissionais da área de saúde, dando protagonismo aos farmacêuticos. Tanto em farmácias quanto em laboratórios e hospitais, esses profissionais atuaram na linha de frente do combate à doença.
Em 20 de janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico. Este ofício milenar se reinventa a cada ano, exigindo cada vez mais qualificação. O farmacêutico deve sair da faculdade apto a atuar nas 131 especialidades distribuídas em 10 áreas. Além disso, deve compreender a realidade social, econômica e cultural do país. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, há 229 mil farmacêuticos registrados no país.
O Bookplay, plataforma 100% brasileira de streaming de educação, possui mais de 100 livros e cursos em seu acervo para auxiliar os profissionais a se qualificarem. É o caso do curso Farmacogenética, por exemplo, o mais acessado da área: oferece ao profissional de saúde conhecimentos sobre o conceito de farmacogenética, evolução e aplicação da farmacogenética, gene, DNA e muito mais.
Veja os livros mais lidos em 2020:
– Fundamentos de Bioquímica
– Administração de Medicamentos
– Manual de administração e cálculo de medicamentos
– Administração de Medicamentos
– Parasitologia
– Biodiagnósticos
– Curso didático de Enfermagem
– Bulário Explicativo
– Fundamento da Microbiologia
– Guia de Medicamentos
Veja os cursos mais acessados:
– Farmacogenética
– Parasitologia Clínica
– Farmácia Clínica
– Vigilância Sanitária
– Toxicologia Laboratorial
– Bioquímica Clínica em Diabetes e Renal
– Gestão de Farmácia
– Sistema de Liberação de Fármacos
– Farmácia Hospitalar
– Farmacologia Clínica
Conheça mais em: www.bookplay.com.br