Inserida e necessária em qualquer atividade humana, a tecnologia transformou o mundo que conhecíamos em uma realidade quase hipotética, o que já é um tema abordado em séries e filmes famosos na cultura popular de todo o mundo. Mas faz tempo que a ideia de um planeta todo digital não é mais fictícia. Todos os dias, o impossível fica um pouco mais real e as possibilidades de novos meios de vida, de comunicação, de aparelhos e principalmente de tratamentos médicos, são ampliadas. Nesse cenário, a inovação e a modernidade são grandes aliadas da comunidade científica e de aperfeiçoamento de processos que auxiliam diariamente os profissionais da saúde.
A transformação digital já teve início no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí (SP), e a ação só foi possível por meio de especialistas que celebram nesta quarta-feira (19) o Dia do Profissional de Tecnologia da Informação. Diferenciado, o ambiente hospitalar exige uma atuação incisiva da equipe formada por 14 pessoas e responsável por manter o parque tecnológico da instituição funcionando em plena capacidade, desenvolvendo documentos e relatórios de gerenciamento de ações, painéis digitais e sistemas como o business intelligence (BI), utilizado para coleta e análise de dados.
O coordenador do departamento no HSV, Felipe D’ Paula, explica que além das facilidades que as ferramentas proporcionam, a unidade visa ainda garantir a segurança dos dados e estimular a sustentabilidade ambiental, reduzindo o consumo de papel. “O nosso trabalho tem como foco trazer soluções inovadoras, desenvolvendo novas tecnologias que apoiam os profissionais do São Vicente, desde a equipe médica até a administrativa. Com apenas alguns clicks, os processos que eram feitos manualmente agora são mais ágeis, além de serem mais seguros e não oferecerem danos à natureza”.
Considerado um sucesso, projetos como a implantação do Lean nas Emergências, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), receberam todo o suporte da tecnologia implantada pelos profissionais. Por meio do programa, com o auxílio de painéis estatísticos detalhados, indicadores digitais e atualização e balanço diário de dados, a unidade reduziu a superlotação e melhorou o atendimento nas urgências e emergências.
Felipe também ressalta a relevância da tecnologia na gestão hospitalar frente a pandemia. “Essa importância ficou mais evidente nesse período específico, que exigiu que ferramentas viabilizadas pelo nosso setor, como telemedicina, prontuários eletrônicos, agendamentos de consultas online, entre outras demandas, fossem rapidamente aplicadas para que o sistema de saúde continuasse mantendo seus atendimentos com qualidade. Nos sentimos gratos por fazer parte dessa grande revolução tecnológica que está acontecendo no Hospital São Vicente. Nossos profissionais são importantes e muito competentes no que fazem, por isso agradeço a todos da T.I pela dedicação e trabalho em equipe. Estamos melhorando a vida das pessoas, principalmente dos nossos pacientes”.