O mês de outubro traz a comemoração de datas que destacam a importância de profissionais da saúde: o dentista e o médico, nos dias 3 e 18, respectivamente. Em um ano marcado pela pandemia de Covid-19, o papel dos especialistas foi fundamental, no qual muitos mantiveram suas atividades e estiveram durante o tempo todo na linha de frente de combate ao vírus. A Faculdade São Leopoldo Mandic oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação.
“A profissão médica viveu um período de perda de credibilidade por questões políticas no passado recente. Isto está melhorando. Acredito que a pandemia apontou a necessidade de todos os profissionais da saúde – não somente os médicos. Além disso, tenho a opinião de que a população percebeu a importância do médico qualificado, humano, disponível para cuidar e tratar pessoas e com competência para aprender em momentos de crise”, afirma o médico e Coordenador do Curso de Medicina da Faculdade SLMANDIC de Campinas e Diretor de Graduação na SLMANDIC de Araras, Guilherme Succi.
De acordo com a Dra. Fabiana Mantovani, Coordenadora do Curso de Odontologia da SLMANDIC, a pandemia trouxe também o debate sobre a biossegurança e adoção de procedimentos importantes para evitar a contaminação dos pacientes durante os atendimentos. “O cirurgião-dentista, mesmo antes da pandemia, já usava muitos recursos de biossegurança, que foram amplamente divulgados neste período, garantindo a segurança tanto do paciente como do profissional.”
Para quem pensa em ingressar na área é necessário disposição para estudar e aprender, além de gostar de pessoas e curiosidade para descobrir maneiras de desempenhar melhor sua profissão. “A principal motivação da carreira é trazer saúde, aliviar a dor, melhorar a autoestima, diagnosticar e tratar doenças, atuando de forma importante para garantir que o paciente tenha qualidade de vida”, afirma a Dra. Fabiana.
Segundo o Dr. Guilherme, cada vez mais há novas possibilidades de atuação para o médico. “Hoje temos muitos médicos empreendedores, montando empresas e startups. Além do médico ‘tradicional’ de consultório ou hospital há muitas outras formas de atuação: gestão em hospitais e empresas de saúde; gestão pública; pesquisa, ensino; indústria farmacêutica; órgãos de governo, entre outros. É importante que as faculdades formem o médico que será necessário para daqui a 10, 20 anos.”
Para quem pretende atuar como dentista, a atividade pode ir além do consultório. “O SUS emprega muitos dentistas que atuam na assistência primária no programa da Saúde da Família. Além disso, o dentista faz parte de muitas equipes multidisciplinares de hospitais (odontologia hospitalar), de clubes de esporte (odontologia esportiva), de academias militares (carreira militar) entre outros. O dentista também atua nas instituições de ensino superior quando escolhe a carreira acadêmica”, completa a Dra. Fabiana.