Primeiro evento mundial do setor, o congresso World Hospital at Home Congress, reúne representantes de 33 países, 45 palestrantes internacionais, 16 sessões, 93 painéis sobre atenção domiciliar ou home care. Vinte e cinco anos do segmento no Brasil será o tema abordado pelo Dr. Claudio Flauzino, diretor da Home Doctor e único representante brasileiro a ministrar no evento.
Nesses anos o setor de atenção domiciliar evoluiu significativamente no país. Adaptação de equipamentos, capacitação de profissionais de diferentes áreas, definição de contratos/coberturas, criação de serviços de emergência e o desenvolvimento de protocolos de atendimento e de tecnologias são exemplos desta evolução.
A participação da Home Doctor no World Hospital at Home Congress também inclui a apresentação de três trabalhos científicos. Um deles compara a prevalência de infecções relacionadas com assistência à saúde de pacientes em internação domiciliar com unidades de terapia intensiva, realizado com base em dados de 2018. O segundo aborda a ocorrência de infecção respiratória em pacientes com esclerose lateral amiotrófica em internação domiciliar e o último estudou o tipo de suporte ventilatório em pacientes com doenças neuromusculares durante quatro anos.
Segundo Dr. Flauzino, a participação da Home Doctor no evento será uma boa oportunidade para conhecer outros modelos de atenção domiciliar. “Com essa comparação e troca de experiências, podemos identificar possíveis melhorias e avançar cada vez mais em atendimento humanizado que é o diferencial da nossa equipe”, acrescenta.