A Associação Bahiana de Medicina (ABM) recebeu 2 mil protetores faciais do tipo Face Shield enviados pela Associação Médica Brasileira (AMB) em parceria com a Ambev, que produziu os materiais, e WRJ Transportes e Logística, que fez a entrega no estado. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) serão destinados para dez unidades de saúde do estado que estão com déficit do equipamento, com base no levantamento realizado pela ABM.
“Esses materiais são de extrema importância para garantir que os profissionais de saúde da Bahia possam lutar contra a Covid-19 e desempenhar bem o seu papel de ajudar a população”, comenta o 2º vice-presidente da AMB e presidente da ABM, Robson Freitas de Moura.
A AMB recebeu mais de 3.600 denúncias de falta de EPIs para o enfrentamento à COVID-19 e quase 70% apontam deficiência em óculos de proteção ou Face Shield. “A falta dos equipamentos de proteção não só ocasiona a doença nos profissionais de saúde, como também pode gerar um colapso no sistema. O médico contaminado passa a ser um vetor de transmissão”, alerta o vice-presidente da AMB, Diogo Sampaio.
LOGÍSTICA DE ENTREGA
Paulo Winter, proprietário da WRJ Transporte e Logística, que também ficou com as entregas para as federadas de Pernambuco, Tocantins e Sergipe, comenta: “Quando recebi o convite da AMB para transportar protetores faciais para distribuição para vários hospitais do país, não tive a menor dúvida que deveria aceitar, pois a empresa já se envolve em várias ações solidárias há algum tempo”.
Em outros estados, a AMB conta com o apoio das empresas Fedex, Pacífico, DHL e BBM para o suporte logístico e distribuição. Ao todo, 25 mil máscaras Face Shield serão doadas para mais de 150 unidades de saúde em todo o Brasil, por meio das federadas da AMB. “A AMB agradece a cooperação de todos os parceiros que têm ajudado a garantir a segurança dos médicos e demais profissionais de saúde em todo Brasil”, complementa Diogo.