Em um cenário em que o setor de saúde é cada vez mais dominado por grandes grupos e players nacionais, o Real Hospital Português (RHP), renomado centro médico do Nordeste brasileiro, localizado em Recife (PE), reafirma sua identidade, a de ser uma instituição com alma e gestão pernambucanas, construída sobre a confiança de gerações e reconhecida por sua excelência e beneficência. Celebrar 170 anos é reconhecer esse caminho e, sobretudo, valorizar os vínculos que o hospital cultivou ao longo de sua história. Foi a partir desse entendimento que nasceu a campanha assinada pela Match Comunicação, que objetiva traduzir o que significa ser um hospital presente nos momentos decisivos da vida das pessoas.
“A campanha parte da premissa de que um hospital que se propõe a cuidar da vida precisa falar a partir dela. Nossa mensagem fala de vínculo, memória, pertencimento e confiança construída com gerações inteiras. Um hospital que se propõe a cuidar da vida, precisa falar a partir dela. A escolha da música ‘O que é o que é’, de Gonzaguinha, como trilha sonora da campanha, ajuda a construir essa atmosfera afetiva e atemporal. A canção, reinterpretada de forma sensível e poética pela cantora pernambucana Isadora Melo, conecta gerações e reforça a ideia de que a beleza da vida está justamente em ter com quem contar”, explica Carlos Renato Rocha, sócio e diretor da Match.
No filme, os personagens compartilham emoções e relações com o hospital, reforçando o caráter genuíno e humano da mensagem. Com foco em vínculos, a comunicação se distancia da narrativa institucional tradicional e aposta em abordagem sensível, falando de pertencimento, de confiança e da conexão entre o RHP e os pernambucanos.
“Relacionamento com mercado, inovações tecnológicas e investimentos com responsabilidade são essenciais, porque entendemos que saúde é sobre pessoas e, quando há confiança, tudo se torna mais real. É essa confiança que construímos ao longo dos 170 anos do Real Hospital Português: estando presentes nos momentos mais importantes da vida das famílias, evoluindo com o tempo, sem perder o cuidado como valor central. Cada avanço, cada escolha estratégica, tem como base o compromisso com quem confia em nós para cuidar”, afirma Matheus Matos, diretor de Mercado e Marketing do RHP.
“Quando pensamos na campanha de 170 anos, queríamos nos afastar do formato tradicional que exalta estrutura ou equipe, algo que o RHP já representa naturalmente. Ao longo dessa história, o Real Hospital Português faz parte da vida das pessoas, das famílias e dessa trajetória de cuidado. Então buscamos uma campanha que sobre essa relação de vínculo entre o hospital e todos os pernambucanos. Nosso briefing indicou como estratégia que a campanha tivesse uma trilha sonora como fio condutor e que atravessasse o tempo e as gerações, com peso forte, tom emocional, facilmente reconhecida e encontramos em Gonzaguinha o elo perfeito. Mas claro, inserimos o tempero pernambucano para que ficasse com nossa cara. A releitura da canção trouxe delicadeza e poesia à narrativa. Com a Match, parceira de longa data, conseguimos traduzir essa história com autenticidade e profundidade”, complementa Ana Patricia Couto, gerente de Marketing do RHP.
A campanha será veiculada em Recife ao longo de três meses, a partir de 16 de setembro, com presença em TV aberta, cinemas, streaming, mídias OOH e DOOH, além de estratégia digital com programática, Meta, YouTube e ações com imprensa, influenciadores e parceiros da instituição.
Assista ao filme:
Ficha técnica
Agência: Match
Cliente: Real Hospital Português
Título: 170 Anos
Direção de Criação: Carlos Renato Rocha e Marina Lins
Direção de Arte: André Amorim e Calisto Júnior
Redação: João Saraiva e Zé Ricardo
Planejamento: Maria Paula Londres
Direção de Atendimento: Flavia Oliveira
Atendimento: Letícia Rezende
Mídia: Rilka Freire
RTVC: Karla Vieira
Produtora de vídeo: Casinha Produções
Direção: Marcelo Lordello
Produtora de áudio: Onomatopeia
Produção fotográfica: Thiago Freire
Aprovação: Matheus Matos e Ana Patricia Couto