A Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar lançou na sexta-feira (9) a sua nova identidade visual, como parte das celebrações dos seus 50 anos. A marca está interligada com a história, os valores e a missão da instituição e representa o novo momento da Pró-Saúde.
O novo logotipo ilustra os valores da entidade: atendimento humanizado, sustentabilidade, qualidade de serviços e responsabilidade social. A marca foi desenvolvida a partir de uma foto de Dom Eurico dos Santos Veloso, arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG) e presidente da Pró-Saúde, abençoando pacientes em uma das unidades administradas pela entidade. O gesto da mão inspirou os estudos gráficos do desenho, assim como o anel usado por Dom Eurico.
O destaque é o brasão instituído pela primeira vez na história da entidade. O símbolo ressalta a inscrição em latim “Custodit Vitam Qui Custodit Sanitatem”, que significa “Saúde cuidada, vida conservada. Cuida da vida, quem cuida da saúde”.
Para o presidente da entidade, “a inspiração principal que deu vida à nova marca representa a aliança entre a fé e a nossa atividade, que está ligada ao atendimento daqueles que mais necessitam. Ela ampara, protege e cuida”, destaca Dom Eurico.
Segundo a diretora Executiva-Geral da Pró-Saúde, Wanessa Portugal, os valores institucionais da entidade são os norteadores da atual gestão. “A nova marca representa um processo de evolução na gestão, que reforça nossos valores de transparência, austeridade e compromisso com o rigor da lei”, afirma.
Após meio século de trabalho contínuo, a entidade inicia um novo ciclo com a renovação da marca. “A Pró-Saúde está presente em todas as regiões brasileiras e é reconhecida pela qualidade na gestão hospitalar e na humanização do atendimento. Esperamos que essa nova marca abençoe a nossa entidade por mais 50 anos, e nos proporcione um caminho virtuoso na filantropia e de prestação de serviços na área de saúde”, completou o presidente da instituição.
Veja o vídeo de apresentação da nova marca da Pró-Saúde: www.prosaude.org.br/novamarca.php
A nova marca
As cores verde e dourado compõem a nova marca da entidade. Círculo com traços que indicam sustentabilidade (nos arcos da borda), humanização (a cruz) e qualidade (a composição total do desenho). O formato da letra cria uma sintonia entre a seriedade e modernidade. A cor dourada faz alusão à energia, confiança e inteligência. Já o verde é considerado a cor da saúde, esperança, crescimento e cura. O processo de desenvolvimento do novo logotipo foi realizado internamente por profissionais da Gerência de Comunicação da Pró-Saúde, que é conduzida pela Diretoria de Relações Institucionais e de Filantropia.
A marca será disponibilizada em várias versões ─ vertical, horizontal e em formato de brasão ─, facilitando a aplicação em diferentes materiais institucionais.