Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, ao final de 2022, 66.280 mulheres brasileiras terão recebido diagnóstico de câncer de mama. Para chamar a atenção para esse número e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e de medidas de cuidado com a saúde, a EMS – maior laboratório farmacêutico no país – promove, no mês de outubro, ações em prol da Campanha Outubro Rosa com seus mais de cinco mil colaboradores, alcançando também o público externo. A empresa preparou materiais informativos sobre a doença e dicas a respeito de alimentação saudável e importância do exercício físico e de uma rede pessoal de conversas e apoio, trazendo também uma comunicação visual que demonstra a diversidade cada vez mais presente nas iniciativas da empresa de maneira orgânica e natural.
A identidade visual da campanha traz a imagem animada de seios multicoloridos, alterando cores para representar os vários tons de pele humana. “Este ano, preparamos peças de comunicação que mostram mamas em diferentes tonalidades que se alternam, sinalizando simbolicamente a nossa pluralidade étnica e racial. Estamos, com essa escolha, falando com as mulheres em geral, sugerindo que se cuidem, olhem para si, façam a sua parte e nos ajudem a levar esse ‘toque’ para todas aquelas com quem convivem”, diz Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS. A figura do seio traz o apelo do diálogo, sendo estilizada como se fosse um balão de conversa, já que o mote principal da campanha deste ano é “Cada toque vale a pena”, acompanhado da seguinte mensagem: “No combate ao câncer de mama, conversar sobre o tema é uma forma de cuidar de você e de quem você ama”.
Diversas estratégias serão usadas para levar informação sobre a importância do autoexame e cuidados com a saúde como forma de tentar se prevenir da doença. Haverá banner eletrônico no site da empresa, comunicados internos, wallpaper, descanso de tela para Ipads, folheto digital disponível para todos os internautas, posts nas redes sociais, selo especial da campanha assinando todos os materiais criados e e-mails de colaboradores, além de faixas de conscientização e banners físicos nas quatro fábricas da EMS que operam no país – neste caso, será realizado ao longo do mês um rodízio das peças, contemplando cada diferente cor de mama e etnia por vez, em cada planta da empresa.
De acordo com Josemara Tsuruoka, o apoio à campanha é tradição da empresa desde 2014. “A EMS abraça a causa há muitos anos, pois entende que conscientizar é uma maneira eficiente de ajudar a identificar precocemente e combater a doença. Cuidar de pessoas é a nossa missão e é um orgulho ressaltar o forte histórico da EMS de apoio à luta contra o câncer”, destaca a executiva.
Faro para alertar sobre a doença
Também como parte do Outubro Rosa deste ano, a EMS recebeu, na quarta-feira (5), o embaixador da marca Rodrigo Faro para uma visita à sede da empresa, em Hortolândia (SP), em um tour pelas instalações fabris, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e prédio administrativo. O ator e apresentador interagiu com colaboradores e reforçou mensagens importantes da campanha. “Rodrigo Faro, além de carismático, é bem próximo do público feminino, já que é muito família e convive diariamente com a esposa e três filhas. Tem bastante credibilidade para chamar a atenção para uma campanha que traz as mulheres como alvo”, explica Josemara.
Radiografia da doença
O câncer de mama é responsável pela morte de mais de 684 mil mulheres no mundo anualmente (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres), segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Este é o tipo de tumor mais incidente entre as mulheres mundialmente. Em 2020, foram detectados aproximadamente 2,3 milhões de novos casos, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer na população do sexo feminino. No Brasil, essa doença é a segunda mais incidente entre as mulheres, após o câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é registrada na região Norte. Em 2019, os gastos diretos do SUS atribuídos ao câncer de mama foram de R$ 848 milhões (22,8% dos gastos diretos com o tratamento oncológico de todos os tipos de câncer). Nas próximas duas décadas, o número de casos deve crescer 47% e os gastos federais terão acréscimo de 100%.
O órgão alerta também que alguns fatores podem contribuir para maior incidência de casos, entre eles obesidade, alcoolismo e falta de atividade física. Já o estudo inglês “UK Age Trial”, publicado em agosto de 2020, na revista Lancet, demonstrou que o exame de mamografia contribuiu para reduzir em 25%, anualmente, a mortalidade pela doença em mulheres com idades entre 40 e 48 anos de idade.
EMS: apoio na luta contra o câncer
Ainda em relação à luta contra o câncer, a EMS, desde 2015, é uma das grandes parceiras do Hospital de Amor, de Barretos, centro de referência nacional no tratamento de câncer, incluindo pediatria oncológica, com atendimento de 100% de pacientes pela rede pública (SUS). Além disso, a companhia tem um histórico de apoio a projetos do Centro Infantil Boldrini, de Campinas (SP), que trata crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue; do Hospital Pequeno Príncipe, exclusivamente pediátrico, voltado também ao tratamento de câncer, localizado em Curitiba (PR); do Hospital Erasto Gaertner, localizado em Curitiba; da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale); e do GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, em São Paulo, entre outros exemplos.