A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o American College of Cardiology (ACC), as duas maiores sociedades cardiológicas das Américas, realizam, neste sábado (17), das 8h às 18h, o 3º Simpósio Mulheres do Coração, que reunirá diversas lideranças femininas nacionais e internacionais. A ação será em formato online e uma oportunidade para debater sobre as doenças cardiovasculares e refletir sobre o cuidar do outro, na perspectiva feminina, multiplicando as oportunidades de integração e discussão das experiências para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que mais causam suas mortes.
A conferência magna terá participação do ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, falando sobre como abordar a saúde da mulher estrategicamente e a programação abordará temas como: o que o cardiologista deve saber sobre gravidez, diferenças entre os gêneros no infarto do miocárdio, aumento da mortalidade cardiovascular entre as mulheres, entre outros.
Durante o evento, haverá ainda o lançamento da edição especial da revista International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), totalmente dedicada à saúde cardiovascular da mulher brasileira, com participação das editoras Roxana Mehran e Gláucia Moraes, coordenadora de Acompanhamento da Gestão e Controle Interno, da SBC.
Detalhes da programação
A programação do 3º Simpósio Mulheres do Coração se inicia com palestra a respeito de o que o cardiologista deve saber sobre gravidez, abordando disfunção cardíaca e doenças cardiovasculares neste período, com participação da diretora científica do Departamento de Insuficiência Cardíaca (DEIC/SBC), Fabiana Goulart Marcondes-Braga, e da professora de Medicina da University of Illinois, Joan Briller.
Na sessão Infarto do Miocárdio na Mulher, a professora e diretora de pesquisa cardiovascular intervencionista e ensaios clínicos do Zena and Michael A. Weiner Cardiovascular Institute, Roxana Mehran, apresentará a palestra ‘Desvendando e compreendendo o infarto na mulher’; a coordenadora do Programa TVR no Hospital Italiano de Buenos Aires, Carla Agatiello, abordará como diminuir as diferenças entre os gêneros no infarto do miocárdio.
A coordenadora da Campanha ‘Mulher também tem ataque cardíaco’ e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Viviana Lemke, impulsionará a campanha sonora ‘Mulheres também infartam’, que orienta para prevenir as doenças cardiovasculares e alerta sobre os sinais e sintomas do infarto. A iniciativa também deseja chamar a atenção dos profissionais da área da saúde para a importância de identificar e tratar rapidamente a doença, assim como prevenir e reduzir mortes. No Brasil, 30% das mulheres morrem de doenças cardiovasculares, número oito vezes maior que o câncer de mama.
Perspectivas sobre hiperlipidemia em mulheres será o tema da abordagem da professora da Universidade do Alabama, Vera Bittner, e a professora da Emory University School of Medicine, Nanette Wenger, explicará os motivos de a mortalidade cardiovascular estar aumentando em mulheres e homens jovens.
O encerramento do 3º Simpósio Mulheres do Coração terá premiação de temas livres e do concurso de fotografias ‘Mulher: um coração cheio de histórias’.
A programação completa e o caminho para inscrições estão disponíveis em www.mulheresdocoracao.org.br.