Em parceria com o IED São Paulo – Istituto Europeo di Design, a Fanem realizou o II Concurso de Design de Produtos, engajando na iniciativa alunos do Curso de Design de Produto e Serviços da instituição. O principal objetivo é incentivar os estudantes a aplicar seus conhecimentos acadêmicos no desenvolvimento de soluções, participando de uma experiência concreta de aprimoramento técnico e inovação.
“Embora os alunos sejam premiados, inclusive com a oportunidade de um estágio, o melhor reconhecimento de todos é ver os projetos aos quais se dedicaram, materializados e fabricados por uma indústria como a Fanem, conhecida pelo seu elevado grau de inovação”, explica Felipe Garcia, professor do Curso de Design de Produto e Serviços do IED e um dos idealizadores do concurso.
A ideia foi trazer os alunos o mais perto possível do cenário que encontrarão no mercado de trabalho e, para isso, o concurso reproduziu o ciclo de desenvolvimento de produtos de um escritório de design, subdividindo-se em três etapas: imersão, desenvolvimento e técnica. Os 25 alunos participantes concorreram em duas categorias, nas quais os desafios foram: o desenvolvimento de um novo produto e ideias de melhor aproveitamento das sobras de acrílico. Como proposta, respectivamente, foram convidados a desenvolver uma cúpula para o Agitador de Plaquetas 2540; e novos produtos utilizando retalhos de placas de acrílico para outros segmentos.
“Inovação é sair da zona de conforto, buscar o novo. E é exatamente isso que os alunos do IED proporcionaram nesta experiência: novas e criativas soluções que fogem do padrão tradicional, por estarem propícios a experimentação e implementação de recursos inéditos”, explica Claudio Curvelo, Supervisor de Marketing da Fanem.
A escolha dos vencedores nas duas categorias teve como critérios o alinhamento à identidade visual, criatividade, robustez, design atemporal e inovador. Além disso, também levou em consideração a inspiração em projetos idealizados pelo fundador da Fanem, Arthur Carl Schmidt, respeitando a história e origem da empresa. “Podemos dizer que esses projetos, que estão praticamente 60% concluídos, estão em total consonância com os demais produtos e processos produtivos da Fanem”, ressalta o professor.
Neste ano, os trabalhos vencedores foram dos alunos: Luiz Fernando Politano Bley Lacerda, Luciana Capuani Masini, Julia Lafetá, Maria Julia Anahia, Leticia Martins Bastos, Julia da Mata e Silva, Bruno Cezar Amorim e Gabrielle Schkolnik.
O Istituto Europeo di Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, o IED apresenta-se como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico. Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Istituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e ex-presidente, Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”. Possui sedes atualmente na Itália – Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha – Madri e Barcelona; e no Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro e, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.