Criação de uma rede regionalizada e hierarquizada de saúde com integração dos setores público e privado com foco na atenção básica. Estas recomendações integram a Proposta para a Saúde do Brasil que a FEHOESP – Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo entregou na Hospitalar 2018 para todos os candidatos a cargos eletivos executivos e legislativos que compareceram ao evento.
Segundo Yussif Ali Mere Jr, presidente da FEHOESP, são 13 recomendações e sugestões que pretendem mudar o sistema de saúde do país com maior eficiência, menos desperdício e maior integração das redes pública e privada de saúde. “Ideologias tem impedido essa integração. Precisamos integrar para que o poder público tenha maior economia, utilizando a estrutura já pronta da rede privada. Para que construirmos mais hospitais se há leitos disponíveis na rede privada?”, questiona.
O documento recomenda ainda investimento em saneamento básico e água tratada, informatização total do sistema de assistência à saúde, formação de profissionais de saúde com foco nas reais necessidades do sistema. Para o presidente da FEHOESP, o sistema de saúde precisa de médicos generalistas e de família com ênfase nos profissionais de enfermagem. “No Brasil, temos a proporção de 0,9 enfermeiros para 1 médico enquanto países como os EUA possuem 4 enfermeiros para cada médico. Precisamos rever essa desproporção”, avalia.
O médico Yussif Ali Mere Jr. alerta ainda para a necessidade de campanhas educativas para tornar o cidadão gestor de sua própria saúde com foco no envelhecimento saudável.