O serviço de Fisioterapia do Hospital Icaraí, de Niterói (RJ), vem se destacando há 12 anos promovendo publicações renomadas mundialmente. Recentemente, os fisioterapeutas Leonardo Cordeiro Souza, PhD, Mestre e Doutor em ciências médicas pela UFF, Gestor de Fisioterapia dos hospitais Icaraí e Hospital das Clínicas de São Gonçalo, Bruno Leonardo Guimarães, aluno de doutorado do programa, e o médico Jocemir Ronaldo Lugon, Coordenador do PPGCM e Chefe da Divisão de Nefrologia, Departamento de Medicina Universidade Federal Fluminense , são os responsáveis da linha de pesquisa em desmame da ventilação mecânica que no mês de abril de 2021 alcançou o maior feito com a publicação na renomada revista científica da Society of Critical Care Medicine, uma das maiores organizações médica americana, sem fins lucrativos, dedicada a promover a excelência e consistência na prática de cuidados intensivos, com membros em mais de 100 países.
O artigo com o título ‘O treinamento muscular inspiratório com um dispositivo de carga resistiva eletrônica melhora os resultados de desmame prolongado em um ensaio clínico randomizado’ guiado pelo índice TIE foi publicado com destaque na capa da revista, que comemora os 50 anos da sociedade, com direito a um editorial e convite para participar do fórum de debate no dia 22 de abril. A série de webcasts do Journal Club: Critical Care Medicine concentra-se em artigos dos principais periódicos de cuidados intensivos da Society: Critical Care Medicine, Pediatric Critical Care Medicine e Critical Care Explorations. Esta série é realizada na quarta quinta-feira de cada mês e apresenta discussões animadas e apresentações aprofundadas dos próprios autores.
“Eu já tinha terminado a minha formação na Universidade Federal Fluminense onde eu fiz o mestrado, doutorado e o pós-doutorado, e meu orientador foi o professor Jocemir Ronaldo Lugon. Nessa formação acadêmica eu e o professor criamos o índice TIE (Timed Inspiratory Effort) que é utilizado para o desmame da ventilação mecânica. Desde a primeira publicação em 2013, o índice TIE promoveu repercussões positivas dentro da comunidade científica. A empresa de São Paulo, a Magnamed, comprou a ideia e está materializando o estudo através da criação de um software, que em breve será registrado e implantado dentro dos ventiladores mecânicos”, conta Leonardo.
Durante 12 anos de trabalho, a linha de pesquisa já publicou 12 artigos internacionais, participaram de vários congressos nacionais e internacionais, ganharam vários prêmios e agora foram contemplados com essa grande vitória.
“Essa foi nossa maior publicação até o momento. Além desse fórum recebemos também um novo convite para participar, no dia 10 de junho, do fórum online do maior hospital da cidade de Nova York, o Hospital Mont Sinai, onde discutiremos também sobre artigo e seus resultados. Agora aguardamos novos convites para estarmos abrilhantando mais uma vez a história brasileira, do Rio de Janeiro, na terapia intensiva e da fisioterapia em terapia intensiva”, diz Leonardo, orgulhoso.