Para reverter a queda de 35% nas doações para o Hospital do Câncer em Uberlândia (MG), o Grupo Luta Pela Vida vem se reinventando para continuar garantindo a manutenção da Instituição de saúde, que hoje atende mais de 8.600 pacientes. Uma dessas estratégias é a ação Dia de Lutar Pela Vida faz parte da campanha “Ajude com o coração” e vai acontecer na próxima segunda-feira com objetivo de incentivar essas contribuições.
Foram as doações que mantiveram, por exemplo, o tratamento do garoto Rafael Humberto Santos Alves, de apenas 12 anos. Em 2018, ele começou a se queixar de dores nas costas, na barriga e nas coxas e, após vários exames, descobriu que estava com um tipo leucemia linfoide aguda, uma neoplasia maligna originária de células sanguíneas chamadas linfócitos. A doença é mais comum em crianças, correspondendo a 30% das neoplasias infantis.
Foram dois anos de intenso tratamento com sessões de quimioterapia. Agora, na fase de acompanhamento clínico, conta qual seu maior sonho: “Quando crescer eu quero dançar”. Um sonho possível que pode ser alcançado com a continuidade de seu acompanhamento. “As doações são muito importantes no tratamento de um paciente. É uma vida que está sendo salva”, afirma Silvana, mãe de Rafael.
Para ter ideia da quantidade de intervenções nos mais de 8.600 pacientes, somente no ano passado foram realizados 2.090 procedimentos de radioterapia, 27.867 de quimioterapia, 77.366 consultas e 6.731 tomografias. O Hospital do Câncer atende pacientes de mais de 80 cidades da região. Depois de Uberlândia, com 53.225 pacientes atendidos, a segunda cidade com mais pacientes assistidos pelo Hospital do Câncer em Uberlândia em 2019, foi Araguari com 5.265 pacientes, seguida de Ituiutaba com 2.297.
Dia de Lutar Pela Vida
Buscando dia após dia meios para sensibilizar empresas e a comunidade a continuar contribuindo com o Hospital do Câncer e mantê-lo, o Grupo Luta Pela Vida, mais uma vez, faz um chamado para que todos participem do Dia de Lutar Pela Vida, dia 13 de julho. A ação desse “dia”, criado pelo Grupo, contempla uma das ações da campanha “Ajude com o coração” que mostra como essas contribuições fazem a diferença na vida de quem está em tratamento. Histórias de pacientes do Hospital do Câncer em Uberlândia como a do Rafael serão contadas por meio das redes sociais da Hospital do Câncer para que corações sejam tocados e mostrar que todo dia é de dia de lutar pela vida.
A força tarefa de mobilização para doações será impulsionada de forma massiva dia 13 de julho, mas para ‘ajudar com o coração’ a campanha se estenderá durante os meses de julho e agosto pelo doehospitaldocancer.org. Nas quantias acima de R$ 100,00, o doador ganha uma camiseta especial. “Para ajudar a multiplicar e fazer com que mais pessoas saibam dessa ação, pedimos que os simpatizantes dessa causa compartilhem os materiais de divulgação da campanha em suas mídias sociais por meio do link acessar o link. Vamos espalhar essa informação e sensibilizar a doação de qualquer valor, afirma Thaisa Galicioli, presidente do Grupo
O Dia de Lutar Pela Vida vai finalizar com a live solidária do cantor e compositor Regis Danese, que vai destinar parte das contribuições em prol do Hospital do Câncer. Ela vai acontecer às 19h, através do canal do YouTube do cantor.