Grupo Pardini investe em integração de dados e inova a experiência do cliente

A Infor anuncia que o Grupo Pardini, um dos maiores em medicina diagnóstica e personalizada, implementou a solução Infor Cloverleaf. A companhia investiu nesta solução com o objetivo de alavancar a interoperabilidade de dados e garantir agilidade, competitividade e automatização da comunicação entre o Grupo, laboratórios parceiros, e software houses, proporcionando, assim, integração ágil, segura e personalizada.

A interoperabilidade de dados é essencial para impulsionar a transformação digital em andamento no Grupo Pardini. Além disso, contribui para melhorar a experiência digital dos seus stakeholders (incluem-se aqui laboratórios conveniados, software houses, operadoras de saúde, hospitais, entre outros).

Outra importante vantagem é o impacto da interoperabilidade de dados na otimização de custos, no aumento da eficiência operacional e na melhora da qualidade na entrega dos resultados dos exames laboratoriais.

No caso específico do Grupo Pardini, a interoperabilidade clínica não só significa melhorias operacionais importantes, mas também resultados de diagnósticos mais rápidos, precisos e potencializa a experiência digital dos milhões de pacientes em todo o Brasil.

Atualmente, no segmento de Lab-to-Lab, foco inicial do projeto e que utilizou o barramento de integrações da Infor Cloverleaf, o Grupo Pardini conta com mais de 6.000 laboratórios conveniados em todo o Brasil.

“O barramento da Infor estava alinhado à estratégia digital do Grupo Pardini e nos ajudou a superar os desafios de interoperabilidade do nosso negócio, seja para o B2B ou B2C”, disse João Alvarenga, Diretor de TI e Digital do Grupo Pardini.

Para a companhia, conectar-se de forma ágil e eficaz com os diversos sistemas laboratoriais (LIS) e hospitalares (HIS) dos seus clientes Lab-to-Lab é um desafio, pois o setor ainda não possui padrões de protocolos que possibilitem uma conexão mais fluída na operação Lab-to-Lab. Antes da implementação da solução Infor Cloverleaf, tais disfunções na cadeia clínica/assistencial resultavam em atrasos e lentidão no processo de interfaceamento, além de alto custo operacional.

Os principais desafios identificados durante o projeto foram:

  1. Complexidade: diversidade de sistemas e arquiteturas existentes, falta de padronização dos códigos de exames e ausência de protocolos padronizados, que estendem os prazos de interfaceamento com os laboratórios conveniados;
  2. Esforço e tempo de espera: longos prazos de integração, resultando em alto custo operacional, retrabalho e insatisfação dos clientes;
  3. Receita: atraso no reconhecimento de receita, considerando-se o momento da contratualização dos exames com os laboratórios conveniados e efetivo interfaceamento entre os sistemas envolvidos para início da operação;
  4. Processos manuais: mapeamento de exames (DE/PARA) necessitava de conhecimento especializado, provocando lentidão (trabalho manual), complexidade e alto custo para realização da entrega.

Para superar esses desafios, A solução Infor Cloverleaf foi selecionada por possuir features especializadas na cadeia assistencial de saúde, além de possibilitar a adoção da plataforma como uma solução de barramento corporativo (BI, ERP, Analytics\Big data) da companhia.

O Grupo Pardini adotou a ferramenta pela característica de especialização na área de saúde e flexibilidade no processo de interoperabilidade, mesmo entre ambientes remotos e com baixa capilaridade de recursos tecnológicos (clínicas médicas, laboratórios de pequeno e médio portes).

Um exemplo da flexibilidade provida pela solução Infor Cloverleaf são suas funcionalidades nativas, que possibilitaram ao Grupo Pardini implementar a portaria 1.792 do Governo Federal Brasileiro que determina o envio de notificações dos resultados de exames da Covid-19 ao SUS (Sistema Único de Saúde), normalizando esses dados no padrão FHIR de assistência médica avançada.

“Para prover a melhor experiência digital aos nossos clientes, é preciso ter um barramento de integrações robusto, ágil e confiável. Encontramos na solução da Infor tais requerimentos, que darão sustentação ao roadmap digital ambicionado”, comentou Fernando Dantas, Gerente Executivo de TI – Experiência Digital, do Grupo Pardini.

Estratégia da Solução

A solução Infor Cloverleaf, batizada pelo Grupo Pardini como Symphony, teve como missão transformar a comunicação entre os Laboratórios Conveniados e o Apoio Pardini, oferecendo uma experiência de integração segura, flexível e personalizada.

A solução desenhada entre os times do Grupo Pardini e da Infor possui dois componentes principais: a Plataforma de Integração Infor Cloverleaf e o Cloverleaf Secure Courier.

Por meio da implementação dessas tecnologias foi possível otimizar e, automatizar, diversas entregas manuais que representavam alto custo na jornada de integração do Lab-to-Lab, alcançando resultados quantitativos e qualitativos expressivos, impactando fortemente na experiência digital de seus clientes.

O projeto foi dividido em sprints de implantação, seguindo as melhores práticas de metodologia ágil, e priorizados mediante critérios estratégicos estabelecidos no roadmap digital do Grupo Pardini para seus clientes do Lab-to-Lab. No estágio atual, as entregas do primeiro sprint estão em andamento com previsão de finalização até dezembro de 2020.

Benefícios alcançados

A interoperabilidade de dados na parceria com o Grupo Pardini e Infor impulsionou os seguintes benefícios:

  1. Redução dos prazos de integração entre o Grupo Pardini e os laboratórios conveniados, resultando em antecipação de receita.
  2. Agilidade e Automação das integrações criando um fluxo de dados automatizado entre laboratórios conveniados e software houses.
  3. Otimização de custos operacionais, afastando-se do dimensionamento individual e da estimativa de integrações únicas, em direção a previsões mais dinâmicas como parte de um processo automatizado de desenho e implementação de integrações.
  4. Integração como diferencial competitivo com menor tempo, menor custo e maior eficiência.
  5. Interfaceamento inteligente padronizando e mapeando dados que alimentam algoritmos de inteligência artificial para automação do processo de DE/PARA.
  6. Aumento de eficiência, fornecendo ferramentas críticas “out of the box”, eliminando a necessidade de construir integrações a partir do zero, concentrando-se em atividades de maior valor agregado.

“A solução de barramento da Infor possibilitou ao Grupo Pardini: autonomia, flexibilidade e agilidade na automação de processos manuais, porém, vitais para habilitar o interfaceamento junto aos sistemas de gestão dos nossos clientes (Lab-To-Lab); além de possibilitar o desenvolvimento de interfaces e integrações para atender necessidades específicas do negócio (tailoring)”, disse  David Quites, Head de Integração de TI, do Grupo Pardini.

Visão do  futuro

A interoperabilidade de dados e o interfaceamento inteligente possibilita um interessante caminho de oportunidades de inovação para o Grupo Pardini. Com os benefícios já devidamente constatados, a equipe do Grupo entende que mais resultados positivos estão por vir, criando novas aplicações de utilização da plataforma de integrações para a otimização de novos processos, alavancando assim, a robustez e a alta capacidade de escalabilidade da plataforma de integração Cloverleaf.

“O Grupo Pardini é líder nacional na operação Lab-to-Lab e esta parceria com a Infor é extremamente estratégica com o intuito de  melhorar a assistência médica em todo o Brasil. Eles demonstraram que tecnologias avançadas de saúde como FHIR e o Infor Cloverleaf podem ajudar a enfrentar desafios complexos no país, incluindo o combate à Covid-19”, disse Joel Rydbeck, diretor e GM Infor Health Latam. “Os médicos e os sistemas públicos de saúde precisam desesperadamente de informações clínicas completas e atuais para tratar corretamente os pacientes. A Infor orgulha-se de permitir que o Grupo Pardini, com outras organizações de saúde em todo o Brasil, melhore a eficiência e apresente índices de satisfação dos seus clientes”, acrescentou o executivo.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.