O Hapvida, um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil, lança, neste mês, um programa piloto de inovação aberta com startups (equity free), batizado de Explora. A ideia é selecionar cinco startups em âmbito nacional que possam implementar pilotos em um prazo de até quatro meses, atuando com os seguintes desafios da companhia: como dar escala a programas de saúde preventiva, como implementar uma ferramenta para diagnóstico, gestão e treinamento quanto à LGPD, como melhorar a gestão de saúde e bem-estar do cliente a partir do seu histórico na empresa, como criar novas oportunidades a partir dos dados gerados pela empresa e como criar um canal mobile único de comunicação e serviços de RH com os nossos colaboradores. “Esses desafios estratégicos atendem a necessidades atuais e ajudam a construir nossa visão de futuro para a empresa. Entendemos que conseguiremos uma boa resposta das startups e traremos ótimo insights para nosso programa”, explica Fabio Calzavara, Head de Inovação e Design do Hapvida.
O registro de interesse das startups deve ser feito a partir do link app.pipefy.com/public/form/qkvUxre7 até quarta-feira (25). O programa é realizado em parceria com a Kyvo Design Driven Innovation, consultoria que conduzirá o processo de busca ativa de startups para posterior realização de entrevistas e seleção das startups para o processo de prototipação e implementação dos pilotos. O programa será finalizado no Demo Day, com a apresentação dos resultados dos projetos pilotos.
As cinco startups escolhidas terão acesso a um pacote de benefícios, incluindo recursos para implementação dos pilotos validados de até R$ 16 mil por piloto, visibilidade do projeto, contato com diferentes áreas da organização, mentorias com executivos, acompanhamento Kyvo e Hapvida para desenvolvimento dos pilotos e possibilidade de rollout a partir dos resultados apresentados e do potencial da startup. Além disso, as startups contarão com uma atuação voltada para comunicação e RP, além outros benefícios disponibilizados através da Comunidade Kyvo.
Criado em 1979 pelo médico oncologista Candido Pinheiro Koren de Lima, o Hapvida tem feito movimentos importantes nos últimos tempos. Com mais de 6,5 milhões de clientes, a empresa decidiu fazer esse movimento junto ao ecossistema de inovação ainda em 2020 porque enxerga um processo de retomada forte no ano que vem, quando a pandemia apresentar uma situação mais controlável. Na esteira que suporta o programa Explora, a empresa fez uma série de investimentos recentes em Tecnologia de Informação (TI). Uma das iniciativas foi a criação de uma plataforma que acompanha todas as suas unidades em tempo real. Ativado pela biometria do paciente, o Núcleo de Controle e Qualidade acompanha todo o trajeto dele nas unidades do Hapvida, desde o momento da chegada até a saída, monitorando principalmente o tempo de espera no atendimento. Além disso, iniciativas importantes de Inteligência Artificial e novos produtos digitais para o cliente vem sendo desenvolvidos constantemente.
A empresa atua com mais de 35 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 43 hospitais, 191 clínicas médicas, 43 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para garantir um sorriso com mais saúde, a Operadora criou, em 2009, o Hapvida+Odonto, que atua em todo o país.
Programa Explora
- Link de registro de interesse das startups: app.pipefy.com/public/form/qkvUxre7.
- Período de inscrição: até 25 de novembro.
- Pré-requisito para se candidatar: startup com solução no mercado nacional.
- Áreas de interesse: medicina preventiva, gestão de crônicos, data mining, machine learning, IA, LGPD, endomarketing, monitoramento da saúde, orquestração de canais e engajamento mobile.
Outros investimentos em inovação
- Maida.health – resultado da fusão entre a Haptech, empresa de tecnologia do grupo Hapvida, e a Infoway. A junção, que ocorreu em 2019, possibilitou à nova healthtech apostar em aplicações de Inteligência Artificial (IA) e Telemedicina no Hapvida. Além de auxiliar os diagnósticos a partir de exames de imagem, o que aumenta a eficácia e segurança da resposta médica. Na telemedicina, já são mais de 200 mil teleconsultas diretas realizadas com sucesso, com avaliação extremamente positiva dos pacientes: maida.health
- Tercepta – surgiu em 2106, quando, em Ribeirão Preto (SP), ocorreu o Prêmio “Projeto mais inovador – IBM”. Vitoriosa na competição, a startup construiu um protótipo e um hardware de câmera inteligente foi testado durante 2017 no laboratório de inovação do São Francisco – SFHealthUp. A ideia ganhou bagagem para se tornar uma empresa e recebeu um aporte do laboratório para a criação e instalação do produto na unidade “Mais Saúde – São Francisco”: tercepta.io
Hapvida e Roche anunciam funcionamento de super laboratório em Pernambuco
Com investimento de R$ 46 milhões, o Sistema Hapvida e a Roche Diagnóstica Brasil inauguraram oficialmente o Núcleo Técnico Operacional (NTO), uma central inteligente de controle e gestão de produção e qualidade integrado com capacidade para processar com eficiência 95% dos exames realizados mensalmente pela rede – cerca de 2,6 milhões de análises por mês. NTO é o primeiro projeto desta proporção da Roche fora da Europa. Na última quarta (18), diretores das duas empresas estiveram no Recife para visitar as instalações no bairro da Imbiribeira.
O polo é o primeiro a levar inovação e automação laboratorial integrada deste porte ao Nordeste do país. Isso resulta em mais agilidade, controle e qualidade às análises, processamentos e logísticas de exames laboratoriais de atendimento do Sistema Hapvida. As novas instalações são automatizadas e irão reduzir custos e integrar os resultados dos testes com o sistema de registros médicos eletrônicos proprietários do Hapvida. “O NTO tem capacidade para processar rapidamente tanto testes mais simples quanto os mais complexos, aumentando o nível de verticalização de exames laboratoriais e otimizando a utilização de nossa capacidade produtiva, sem qualquer intervenção humana, aumentando a confiabilidade dos resultados”, afirma Jorge Pinheiro, CEO do Hapvida.
Para a superintendente de serviços de diagnósticos por imagem e laboratorial do Sistema Hapvida, Cidéria Costa, o NTO é um grande avanço para toda a rede. “Nós vamos receber amostras do Brasil inteiro. Assim, haverá centralização, otimização de recursos e prazos, além da possibilidade de rastreabilidade do processo como o todo. Estamos muito felizes com essa parceria e com os benefícios que ela aponta”, pontua.
“Esta parceria permitirá fortalecer a colaboração entre as empresas não só na parte de diagnóstico como também no acompanhamento da saúde dos usuários da rede, colocando a Roche cada vez mais perto dos pacientes. É um grande avanço para a saúde no Brasil e estamos muito orgulhosos em poder ampliar o acesso da população a este tipo de inovação, que proporciona o olhar integrado e mais eficiente dos cuidados com a saúde”, comenta Antonio Vergara, presidente da Roche Diagnóstica Brasil.