HEMNSL promove semana de conscientização da campanha Outubro Rosa

Colaboradores do HEMNSL aderem à campanha Outubro Rosa. Foto: Marilane Correntino

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), através do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e equipe multiprofissional, promoveu, de 19 a 21 de outubro, ações alusivas à campanha Outubro Rosa – movimento de conscientização para o combate ao câncer de mama. A ação teve como objetivo contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Com o tema: “você não pode prever o amanhã, mas pode se cuidar hoje”, a campanha deste ano reforça a necessidade de se manter hábitos saudáveis para evitar doenças como o câncer de mama e do colo do útero.

A programação, durante a semana, contou com palestras, dinâmicas, distribuição de brindes e folhetos informativos sobre prevenção ao câncer de mama. As ações promovidas atingiram colaboradores, pacientes (gestantes e puérperas) e comunidade da redondeza.

Programação

No dia 19, aconteceu a abertura do evento com a enfermeira do NHE, Paula Christina, seguida pela benção do capelão Rafael Magul, no auditório da unidade. Os colaboradores receberam a palestra “câncer de mama e formas de prevenção”, ministrada pela biomédica Helenita Rocha, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A noite, a palestra sobre “Cuidados com o câncer de mama” ficou a cargo do mastologista da unidade, Gustavo Queiroz.

As palestras divulgaram informações sobre o câncer de mama e fortaleceram as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

No dia 20, os colaboradores assistiram a palestra sobre “Alongamento” ministrada pela fisioterapeuta da Maternidade, Jackeline Rocha. Na oportunidade, a profissional destacou a importância do alongamento e seus benefícios. Além da teoria, ela aplicou alguns exercícios na prática, promovendo um relaxamento muscular nos participantes. Nos dois dias, no período da manhã e à tarde, a CCIH/CCIrAS – Comissão de Controle de Infecções Hospitalares/Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da unidade, realizou dinâmicas e  jogos sobre a higienização das mãos.

No dia 21, a ação foi para os pacientes e comunidade, com distribuição de panfletos informativos, conscientizando as mulheres para prevenção e detecção precoce do câncer de mama. No corredor da unidade foi montada uma árvore em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

A movimentação agradou a todos. “Excelentes abordagens, que nos incentivam a nos cuidar”, pontuou a colaboradora Tânia Santos. “Participar de uma programação tão rica de esclarecimentos foi muito bacana!”, salientou a enfermeira Fernanda Oliveira.

“A participação dos colaboradores demonstra a importância desta campanha. A informação é extremamente importante e um diagnóstico precoce faz toda a diferença”, afirmou a diretora operacional, Juliana Paixão.

Hospital recebe coordenador internacional da Pastoral da Criança

Colaboradores atentos às informações da Pastoral da Criança. Foto: Marilane Correntino

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) recebeu na sexta-feira (21), a visita do coordenador internacional da Pastoral da Criança – Dr. Nelson Arns Neumann, acompanhado pelos integrantes da Pastoral de Goiânia, Maria Lúcia da Silva e Paulo de Souza.

Recebidos pela diretora operacional da unidade, Juliana Paixão, os visitantes se reuniram com alguns colaboradores da maternidade para apresentar o aplicativo Pastoral da Criança + Gestante, voltado, principalmente, para gestantes e mães.

O Dr. Nelson Arns – filho da fundadora da Pastoral da Criança, médica Zilda Arns -, falou da importância dos cuidados necessários nos primeiros 1000 DIAS de vida, sobre os efeitos do parto normal na vida das mães e dos bebês. O coordenador explicou sobre a nova ferramenta. O aplicativo é gratuito e contém orientações para cada fase da gestação, bem como os cuidados com o bebê e acompanhamento da criança até os seis anos de idade. “Com a constante evolução da tecnologia, o mercado de aplicativos está conquistando cada vez mais espaço. E com esse novo mecanismo, queremos chegar a um maior número de pessoas, para conscientizar sobre a importância do pré-natal, além de acompanhar o estado nutricional das crianças”, destacou Nelson Arns.

“É uma ferramenta que pode ajudar muitas gestantes e puérperas que atendemos em nossa unidade hospital. Acredito que trará benefícios para toda comunidade”, avaliou Juliana Paixão.

Aplicativo

O aplicativo tem como objetivo auxiliar as famílias no cuidado com seus filhos sobre temas de saúde, nutrição, educação e desenvolvimento infantil em seu ambiente familiar e comunitário. Além disso, também é utilizado pelos voluntários da Pastoral da Criança para acompanhar mensalmente famílias vulneráveis oferecendo orientações e informações importantes a respeito de cada fase de gestação e idade das crianças.

O app pode ser utilizado em modo offline, sem conexão com a internet, em celulares ou tablets.

Pastoral

A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e por Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral tem como lema “Para que todas as crianças tenham vida em abundância”.

O órgão luta para reduzir o número de mortalidade infantil e materna e para fazer com que as crianças, mesmo as mais vulneráveis, vivam em um ambiente favorável ao seu redor.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.