A pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios para os hospitais que já vinham sofrendo com a inflação médica, pressão para encontrar fontes de financiamento do piso de enfermagem, superlotação e ainda tiveram que lidar com o impacto da demanda reprimida durante o auge da pandemia e a burnout de colaboradores. Este cenário levou muitas instituições a investirem em ações estruturadas para melhorar os resultados financeiros no curto prazo, a qualidade de atendimento aos pacientes e otimizar a utilização de leitos. A mentalidade Lean, surgida na empresa automotiva Toyota, se apresentou como uma alternativa que tem trazido bons resultados e melhorado os processos de trabalho de profissionais da saúde.
Entre as instituições que iniciaram a jornada Lean e vêm tendo resultado estão o Hospital do Amor e o Hospital São Paulo/SPDM – HU da UNIFESP.
Desde que iniciou a aplicação da mentalidade enxuta, em 2020, o Hospital São Paulo já colheu frutos como 95% de pacientes com prescrição de enfermagem corretas e completas para rodízio padronizado de sitio de administração de Heparina nas unidades de clinicas médicas; 62% de redução no tempo de punção venosa periférica em crianças submetidas a preparo padronizado em unidade de cirurgia pediátrica, 32% de redução do tempo na logística de entrega e início da administração de dieta enteral em pacientes de terapia intensiva geral adulto, 29% de aumento no tempo de assistência aos pacientes em cuidados paliativos pela otimização dos serviços de apoio, implementação de atendimento diferenciado para crianças e familiares na primeira sessão de hemodiálise, redução de 39% do tempo administração do primeiro antibiótico em pacientes com diagnóstico recente de sepse em unidade de terapia intensiva geral adulto; redução das inconsistências de prescrições médicas em unidades de internação.
Todos esses resultados geram além de economia de recursos humanos e financeiros para o hospital, maior satisfação para os profissionais, mais bem-estar e qualidade de atendimento para os pacientes.
“A Diretoria de Enfermagem do HSP tem trabalhado muito com projetos que promovam a melhoria contínua dos processos e procedimentos de enfermagem. A parceria com o Lean Institute Brasil e a formação de gestores e a convivência com os consultores garantiram o sucesso da realização das pesquisas, assim como da implementação por meio de treinamentos, desenvolvimento de material educativo, descrição de fluxos e acordos entre serviços, trazendo benefícios como mais segurança, conforto e eficiência no cuidado com os pacientes, além de melhorias nos processos de trabalho”, explica a Diretora de Enfermagem do Hospital São Paulo Ieda Aparecida Carneiro. “Foi com muita satisfação que recebemos a premiação de melhor trabalho pôster no 15° Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino (ENFHESP), com o trabalho ‘Uso do Lean no fluxo de atendimento no Centro de Endoscopia’”, acrescentou.
Também utilizando a mentalidade Lean, o Hospital do Amor, de Barretos, interior de São Paulo, conseguiu, entre outras coisas, promover uma melhoria da cadeia de suppply chain, que reduziu os custos e problemas causados pelo remanejamento de materiais e medicamentos entre as cinco filiais, Antenor, Santa Casa, São Judas, Infantil e Nossa Senhora. Um problema que gerava além de custos desnecessários um risco maior do paciente não receber a medicação no momento mais adequado.
Foram realizadas as ações baseadas nas ferramentas da mentalidade lean visando aumentar a acuracidade do estoque, capacitação das equipes de farmácia e almoxarifado para reforçar o processo de consumo de insumos bem como a importância da realização das movimentações no ato da entrega.
“Depois das implementações das contramedidas, o índice de compra de urgência que era de 6,2%, reduziu para 1%, uma melhora significativa de quase 85% neste indicador responsável pelo consumo financeiro de recursos do hospital que poderia estar sendo investido em outras demandas. O indicador de acuracidade dos estoques nos pontos de maior utilização chegou a aproximadamente 94%”, afirma a diretora médica do Hospital do Amor, Cristina Prata Amendola.
Outro setor do Hospital do Amor que obteve resultados positivos com a aplicação da mentalidade lean foi a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após a aplicação do lean a equipe do hospital identificou um grande intervalo de tempo entre a decisão da alta e a saída do paciente, assim como a chegada do próximo, adotou contramedidas e conseguiu reduzir o intervalo de substituição em 70% e a taxa de dias evitáveis em 83%, ao mesmo tempo em que aumentaram a taxa de ocupação em 12%.
“Esses exemplos demonstram o quanto podemos melhorar a eficiência das instituições de saúde com a aplicação de mentalidade enxuta. Isso tudo sem falar da possibilidade de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores do setor que encontram-se tão sobrecarregados”, destaca Paloma Rubinato, head para saúde do Lean Institute Brasil, entidade que difunde a metodologia enxuta no país.
Maior evento Lean do Mundo acontece em SP em junho e trará esses e outros cases
Estes e outros cases de aplicação da mentalidade Lean serão apresentados no Lean Summit 2023, o maior encontro Lean do Mundo, que acontece de 20 a 21 de junho, no Word Trade Center – WTC, em São Paulo (SP).
O evento reunirá nos palcos líderes e gestores de 70 empresas que tiveram suas organizações transformadas por meio da gestão Lean e irão compartilhar suas experiências de sucesso.
Com a proposta de abranger as diferentes áreas das organizações e setores da economia, o Summit trabalhará com trilhas de conhecimento. Entre as temáticas abordadas estão: clientividade e proposta de valor, cultura e sustentabilidade, estratégia e sistema de gestão, excelência operacional, inovação, novos modelos de negócios e desenvolvimentos de produtos, liderança e talentos, supply chain e logística e transformação digital.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.lean.org.br.