Com o intuito de conservar os recursos naturais, a W-Energy, que atua no segmento hídrico, energético e de gestão sustentável há mais de 10 anos, apresenta soluções e tecnologias inovadoras, todas importadas da Alemanha, Espanha e China – países exemplos em economia de água -, em busca da redução dos gastos e a conscientização populacional. Exemplo é o Hospital Alvorada, localizado no bairro de Moema da capital paulista, que aderiu ao projeto e hoje chega a economizar mais de 50% dos gastos de água e esgoto em toda empresa.
Segundo o diretor de relacionamento e negócios da W-Energy, Wagner Cunha Carvalho, o sucesso do projeto só foi possível graças a adesão de seus gestores, com destaque para a gerente Viviane Carvalho e seu engenheiro Alexandre Accioly, que participaram ativamente de todas as etapas, como a realização de palestras, treinamentos, campanhas com incentivos aos colaboradores e a instalação de comunicação visual. “Um hospital é um grande poluidor e nós temos orgulho de ter auxiliado esta unidade na migração para economia limpa e sustentável. O Hospital Alvorada atende normas internacionais, como a não utilização de arejadores nas torneiras, pois se o ar estiver contaminado, poderá contaminar a água também. Isto já é uma realidade no Brasil, adequada para cada perfil de usuário, uma vez que a necessidade e o risco de higienização de um enfermeiro e de um médico cirurgião são muito maiores que o de um paciente ou usuário comum”, diz Carvalho.
Em valores, a economia da empresa chega a 150.000 reais por mês na conta de água, com possibilidades de diminuir ainda mais. Para chegar aos resultados foi utilizado uma série de procedimentos, como, por exemplo, a instalação de pequenos dispositivos acoplados às saídas de água e sanitários, que poupam cerca de 10 litros de água por minuto em relação as torneiras comuns, comunicação visual, varredura em canos no subsolo em busca de possíveis defeitos invisíveis que podem gerar um alto custo no caso de vazamentos, e todo um suporte virtual, do qual é feito o registro do nível de consumo via internet e em qualquer dispositivo móvel, possibilitando visualizar se há novos vazamentos ou gastos desnecessários, o que traz um controle total sobre o uso de água no local determinado.
O investimento por parte do cliente é zero, sendo que a W-Energy entra com toda estrutura, reparos e instalações, e a remuneração por estes serviços é realizada de acordo com a porcentagem de economia do cliente, seguindo o valor da empresa: “A W-Energy não ganha do cliente e sim, com o cliente”, revela o diretor.