Hospital de Base de Bauru tem trabalhos premiados em Congresso Brasileiro de Serviços de Saúde

Na última sexta-feira (27), a equipe multidisciplinar do Hospital de Base de Bauru (SP), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sob gestão da Famesp, comemorou a premiação obtida na 15ª Sessão Poster do CQH 2019 – XX Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde e III Congresso Brasileiro de Medicina Preventiva e de Administração em Saúde, realizados na cidade de São Paulo nos dias 26 e 27 de setembro. Ao todo, a equipe do Base inscreveu 28 trabalhos relacionados ao tema qualidade hospitalar e teve 12 selecionados pela comissão técnica do evento. Dos selecionados, dois foram premiados em segundo e terceiro lugares na classificação final da sessão de pôsteres do Congresso.

Premiados

“Estratégias de prevenção e controle: infecções da corrente sanguínea em pacientes em uso de cateter venoso central em UTI do HBB/Famesp” é o título do trabalho que levou o segundo lugar na classificação final da sessão de pôsteres do Congresso. Desenvolvido pelo Núcleo de Segurança Hospitalar do HBB, o pôster tem autoria de Geovana Momo Nogueira de Lima, Vanessa Cristina Alonso Barbosa, Nataly Cristina Pignoli, Ana Julia Cacciola dos Santos, Mônica Hamai e Telma Cristina de Freitas.

“O risco de infecção, relacionado ao acesso vascular, está associado à localização do acesso, solução infundida, experiência do profissional que realiza o procedimento, tempo de permanência, tipo e manipulação do cateter”, explica a médica infectologista Geovana Momo Nogueira de Lima, autora principal do trabalho. “Tais fatores constituem pontos estratégicos para ações preventivas dessas infecções”, completa.

A lista de verificação no momento da inserção do cateter venoso central na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base de Bauru é uma estratégia na prevenção e no controle de infecção relacionada à assistência à saúde. De acordo com a equipe, com a diminuição das infecções de corrente sanguínea são utilizados menos antimicrobianos e o tempo de internação dos pacientes foi reduzido, além de estimular a equipe a seguir o processo correto de inserção de cateter, ampliando a segurança ao paciente.

Outro trabalho premiado no Congresso foi desenvolvido pela Gerência de Serviços Assistenciais do HBB e tem autoria de Adriana Feltrin Corrêa, Karina Delicato, Janaina Zanata, Mônica Hamai e Telma C Freitas. A equipe levou o terceiro lugar com o pôster “A prática da Educação Continuada como ferramenta de melhoria contínua na gestão da fase pré-analítica no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Base de Bauru (HBB)/Famesp”. Durante o mês de novembro de 2018 foram realizados treinamentos para capacitação dos colaboradores e realizado acompanhamento dos indicadores durante os quatro meses subsequentes para avaliar o impacto da Educação Continuada sobre as taxas de rejeição de amostras no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital. De acordo com a equipe, a redução das taxas de rejeição de amostras de 4,2% para 2,9% demonstra a eficiência da prática da Educação Continuada na melhoria dos processos laboratoriais. “A qualidade da amostra exerce impacto na qualidade dos laudos e na segurança dos pacientes, o que justifica um esforço na busca por melhoria contínua”, afirma a enfermeira Janaína Zanata, uma das autoras.

“Essas premiações representam um reconhecimento pelo trabalho de todos e reforçam nossa busca constante rumo à excelência de gestão e melhores práticas assistenciais”, afirma a diretora administrativa do HBB, Mônica Hamai.

Além dos premiados, confira descrição dos demais trabalhos apresentados:

Núcleo de Segurança Hospitalar (NSH)

–               Classificação de risco dos Pacientes Internados no HBB/Famesp

A segurança do paciente corresponde à redução ao mínimo aceitável do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. No momento da internação o paciente é avaliado para o risco de queda, flebite, lesão por pressão e alergia. Esses dados são inseridos na identificação do leito e na pulseira que acompanha o paciente através de cores como vermelha, azul, verde e amarela, respectivamente. Essas escalas de avaliação são instrumentos auxiliares para o enfermeiro melhor gerenciar sua unidade e prestar assistência de forma adequada, atendendo as reais necessidades dos seus pacientes embasadas em conhecimentos científicos.

–               Tecnologia da Informação como Suporte de Gestão do Controle de Infecção no HBB/Famesp

A tecnologia da informação na área hospitalar tende a simplificar os processos visando sempre à melhoria continua dos serviços prestados para maior agilidade nos resultados, além de garantir a assistência de qualidade ao paciente, aperfeiçoando a auditoria laboratorial pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). O uso da tecnologia como aliada no controle da infecção hospitalar já é uma realidade no HBB/FAMESP, garantindo ao paciente maior segurança durante a internação, além de uma ferramenta de assistência ao SCIH.

Núcleo de gestão da informação (NGI)

–               Estudo do cenário do tempo médio de admissão do paciente eletivo da recepção até o leito no Hospital de Base de Bauru (HBB)/Famesp

O estudo analisou o cenário do tempo médio para internação do paciente eletivo da recepção até o leito no Hospital de Base de Bauru (HBB)/FAMESP. A  implantação das oportunidades de melhoria resultou em maior efetividade da admissão do paciente; diminuição de retrabalhos e fortalecimento da comunicação entre as áreas de Higienização, Enfermagem e Gerenciamento de Leitos, o que impactou em uma redução de 22 minutos do tempo médio de admissão, por paciente, da recepção até o leito, entre os meses de janeiro e maio de 2019. O destaque para melhoria do processo foi evidenciado na rotina de higienização e arrumação dos leitos devido a implantação do uso do tablets. Durante os trabalhos, foi possível identificar as oportunidades de melhoria e implementar ações para redução do tempo de espera do paciente no HBB/FAMESP, proporcionando um atendimento mais humanizado. Com base nesse mesmo estudo será possível analisar o tempo médio da transferência do paciente entre unidades e o da saída hospitalar, com a expectativa de melhorar o cenário atual.

–               Evolução do sistema de gestão da qualidade no Hospital de Base de Bauru (HBB)/Famesp

A partir da reestruturação da Comissão  de Qualidade do HBB/FAMESP, foi possível criar e aprimorar um amplo conjunto de ações que possibilitaram autoavaliação nas áreas do HBB/FAMESP seguindo diretrizes do CQH;  mapeamento de processos de algumas áreas do hospital com uso da ferramenta SIPOC e  planejamentos estratégicos institucional, por setor, com uso do diagrama de Ishikawa e planilha 5w2h, sendo propósito da instituição superar as expectativas do paciente e por conseguinte buscar um selo do CQH, uma vez que o sucesso de uma instituição é mensurado pela satisfação do seu cliente.

–               Auditoria médica concorrente (tempo real) do prontuário eletrônico do paciente no Hospital de Base de Bauru (HBB)/Famesp

Monitorar a assistência e evolução do paciente durante a internação, principalmente os aspectos qualitativos, visando menor risco para o paciente, baixo custo para instituição e redução do tempo médio de permanência, assim os trabalhos de auditoria no HBB/FAMESP, surgem como um processo de integração entre gestores e profissionais de saúde. O auditor assume um papel relevante, como equalizador, para melhor atender o usuário do sistema de saúde, proporcionando excelência na prestação do serviço com elevado índice de qualidade. A auditoria médica em tempo real do prontuário eletrônico foi implantada em 2017 no HBB/FAMESP, possibilitando melhora na qualidade no atendimento oferecido e no registro das informações contidas no prontuário eletrônico, além da redução de falta de leitos, vislumbrando uma mudança de paradigma frente uma inovação tecnológica resultando em auditoria de caráter preventivo.

Gerência de Serviços Assistenciais

–         Nível de ingestão oral após atendimento transdisciplinar ambulatorial de pacientes com via alternativa de alimentação em um hospital público de Bauru/SP

Descrever a evolução no nível de ingestão oral, após o acompanhamento ambulatorial fonoaudiológico e nutricional, de pacientes que tiveram alta hospitalar com via alternativa de alimentação. O acompanhamento possibilitado pela transdisciplinaridade entre as áreas pós alta hospitalar mostrou-se importante rotina dentro do serviço da instituição pois, além de acolher as dúvidas dos pacientes ou familiares quanto à via alternativa de alimentação, garantiu condutas como a introdução da oferta VO segura enquanto os mesmos aguardam atendimento pela rede de reabilitação do município.

Clínica Médica

–               Implantação de políticas de humanização na unidade de alimentação e nutrição de um hospital público: relato de experiência

Relatar o trabalho de introdução à humanização de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), frente ao paciente hospitalizado de longa permanência com quadro de imunodepressão e baixa aceitação alimentar.  Por se tratar de um hospital público, existe dificuldades na individualização da alimentação para atendimento da demanda, devido ao custo e à mão de obra. No entanto, o impacto na recuperação do estado nutricional e na redução do tempo de internação, levam ao melhor custo-benefício. O trabalho possibilitou a reação positiva comprovada pela melhora do quadro do paciente e sua plena satisfação e da motivação da equipe engajada neste movimento de integralidade do cidadão, transformando a arte de cozinhar em gestos de carinho ao próximo.

–               Perfil Nutricional dos Pacientes que Utilizaram Nutrição Parenteral em UTI

A Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) é uma via alternativa de alimentação para os pacientes que apresentam comprometimento ou incapacidade de utilização da via digestiva, necessitando desta alternativa para atingir ou satisfazer suas necessidades nutricionais. Este trabalho possibilitou identificar as características comuns nos pacientes em uso de TNP como: tempo de jejum, hipótese diagnóstica, período de permanência do uso dessa via de alimentação, idade e desfecho clínico e comparar com a literatura. Neste estudo apenas 15 pacientes utilizaram a dieta no ano de 2018 em UTI, e que não permaneceram mais de 6 dias em jejum, sendo a TNP instituída dentro das recomendações.

–               Prescrição nutricional por via oral em pacientes de terapia intensiva

Este trabalho possibilitou analisar as dietas prescritas por via oral e suas consistências, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), durante o ano de 2018 e correlacionar com variáveis nutricionais e desfechos dentre os quais a mortalidade.  Este estudo demonstrou que pacientes com níveis de peso abaixo tiveram maior mortalidade isoladamente quando comparado ao grupo além de ser caracterizado por doentes mais idosos, conferiram maior tempo de permanência institucional e intensivo.

Tecnologia da informação

–               Internet das coisas aplicada ao monitoramento on-line no uso de dispensers de produto alcoólico para o controle de higienização das mãos na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base de Bauru (HBB)/Famesp

Mensurar a adesão do consumo de produto alcoólico no uso dos dispensers de higienização das mãos para direcionamento de ações educativas e redução do índice de infecção hospitalar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base de Bauru/FAMESP.  A informatização e coleta de dados dos dispensers está possibilitando traçar um perfil de uso dos dispensers e consumo de produto alcoólico gerando indicadores por período, dia, horário e local em relação ao uso dos produtos permitindo análise dos dados, correlação com a variação dos indicadores de infecção hospitalar e direcionando ações educativas. Após análise histórica será possível direcionar ações educativas e mensurar seus resultados, correlacionando os indicadores de Consumo de Produto Alcoólico, Paciente/Dia e índice de infecção hospitalar.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.