O Lactare, banco de leite humano da Eurofarma e o primeiro idealizado por uma farmacêutica no Brasil, em parceria com a empresa Protegendo Cérebros, Salvando Futuros (PBSF, do inglês Protecting Brains & Saving Futures), realizou a doação de equipamento que avalia as funções cerebrais em bebês prematuros para o Hospital e Maternidade de Interlagos, de São Paulo (SP).
A tecnologia utiliza-se de inteligência que permite realizar uma avaliação neurológica em tempo real, detectando possíveis alterações e facilitando o diagnóstico precoce nos recém-nascidos hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, permitindo agilidade no tratamento e prevenindo sequelas neurológicas em bebês de alto risco. O sistema é monitorado remotamente por meio da Central de Vigilância e Inteligência (CVI), e oferece assistência altamente especializada a centros hospitalares por meio de ensino, treinamento, discussão de casos clínicos, implantação de hipotermia terapêutica a bebês com asfixia perinatal e monitoramento cerebral contínuo, 24 horas por dia, com uso de metodologias como o Eletroencefalograma de Amplitude Integrada associada à Leitura de EEG bruto e também o Near Infrared Spectroscopy (NIRS).
A parceria foi formalizada em setembro, em uma reunião entre Maira Billi, idealizadora do Lactare, Gabriel Variane, neonatologista e fundador da empresa PBSF e Rita Calabresi, ginecologista e diretora do Hospital e Maternidade de Interlagos.
O hospital é parceiro do Lactare desde junho deste ano. Todo o leite materno excedente coletado pela instituição é doado ao Lactare para pasteurização e encaminhamento aos hospitais públicos de Itapevi, Cotia e Carapicuíba.
O projeto “Protecting Brains & Saving Futures – PBSF” foi um dos finalistas do Prêmio Euro Inovação na Saúde, premiação focada em projetos inovadores para este setor com forte impacto social no país, patrocinado com exclusividade pela Eurofarma.