Desde o dia 14 de março, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), da SES-GO – Governo de Goiás, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracim) passou a distribuir a cartilha “Direitos da mulher x feridas que afloram conquistas” para suas pacientes no momento da alta hospitalar. O projeto é uma iniciativa dos setores de Qualidade e Serviço Social, com o apoio da advogada Lorena Ayres.
A cartilha foi lançada em 2 de março, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), com o objetivo de ser simples e sucinta, além de atuar efetivamente na conscientização das famílias sobre o combate à violência contra a mulher. O material destaca os direitos que lhe são garantidos enquanto ser humano; defende o empoderamento da mulher em situações de vulnerabilidade; desconstrói conceitos discriminatórios e explica sobre as principais formas de violência doméstica contra a mulher que, definidas por Lei, são física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. A aplicabilidade da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) também é citada.
“Internamos em média 280 pacientes todos os meses. Se todas essas mulheres receberem as orientações da cartilha e forem impactadas por ela, estaremos dando um enorme passo na luta pelo combate à violência contra a mulher. Parece um trabalho de formiguinha, mas o objetivo é justamente esse. Se uma só mulher for empoderada, já fará a diferença na sociedade. Juntos, aos poucos, vamos ajudar as mulheres a viverem e desfrutarem de todos os direitos que têm garantidos por lei”, afirmou o analista em Qualidade, Igor Bezerra.