Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada 10 pacientes sofre algum dano enquanto recebe cuidados de saúde e aproximadamente 43 milhões de problemas relacionados à segurança do paciente ocorrem todos os anos. Visando mobilizar profissionais de saúde, pacientes, formuladores de políticas e o setor de saúde para defender a segurança do paciente, a OMS definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente.
No intuito de reforçar a importância da data e contribuir para a minimização de riscos aos pacientes, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) abriu, na segunda-feira (12), a Semana da Segurança do Paciente. Organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Farmácia, a semana conta com vasta programação até sexta-feira (16).
Este ano, a OMS definiu a segurança em medicamentos como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente, cujo slogan da campanha é “Medicação sem Danos”. O tema foi escolhido, levando em conta que na prescrição ou administração os remédios podem causar danos diversos.
No auditório da unidade, a enfermeira Brenda Castilho, do NSP, fez a abertura do evento ressaltando a importância da segurança do paciente dentro da unidade. Na oportunidade, Brenda falou das seis metas internacionais de segurança do paciente, que foram instituídas para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidades no atendimento médico e prestação de serviços de saúde. São elas: Identificar corretamente os pacientes; estabelecer uma comunicação efetiva; prezar pela segurança de medicamentos; garantir a segurança do paciente para cirurgia e parto; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
A enfermeira Cristiane de Lima, do Hospital e Maternidade Municipal Dona Iris (HMDI), palestrou sobre a Segurança do Paciente e abordou os protocolos adotados na sua unidade de trabalho; a preocupação com a segurança na administração de medicamentos e o que fizeram para melhorar essa questão, inclusive envolvendo pacientes e acompanhantes. Destacou a importância da higienização das mãos, bem como o cumprimento de todos os passos como Hospital Amigo da Criança. Abordou a evolução da enfermagem; o que fazer quando ocorrer um evento adverso; a importância da notificação, que traz mais segurança ao paciente.
Para a diretora operacional do HEMNSL, Juliana Paixão, essas ações são fundamentais para manter os colaboradores atualizados e envolvidos nos processos da unidade, contribuindo para um melhor atendimento de saúde, uma assistência segura e humanizada ao paciente.
Todos os participantes receberam bombom com um cartão agradecendo a presença no evento. Durante toda a semana, profissionais do NSP e Farmácia farão blitz educativas nos setores do hospital, abordando os seis protocolos de segurança do paciente para uma assistência mais eficaz dentro da unidade. A iniciativa busca alertar e sensibilizar os profissionais sobre a minimização de riscos e melhorias na qualidade da assistência na instituição. Também haverá sorteio de brindes.