No mês de dezembro, o Hospital Ernesto Dornelles realizou duas captações de múltiplos órgãos para a doação. No dia 6, foram coletados córneas, rins e fígado e no dia 9, fígado e rins. Os procedimentos foram realizados pela Central de Transplantes do Rio Grande do Sul e ajudaram, pelo menos, sete pessoas que estavam na fila de espera por um transplante. Os doadores eram uma mulher de 68 anos e um homem de 28 anos, que estavam na Unidade de Terapia Intensiva do HED.
A captação foi possível após a criação de protocolo interno e fluxo institucional pela Comissão Intra Hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplante do Ernesto Dornelles. Para que a doação acontecesse, foram seguidas todas as etapas do protocolo, com identificação de potencial doador, exames de compatibilidade e autorização junto aos familiares.
Segundo a gestora da Unidade, Dra. Carla Rynkowski, esse processo envolve várias áreas do hospital como Emergência, UTI, Centro Cirúrgico e setor de internação, além de diversas equipes e a própria Comissão. “Nós já fazíamos o processo de doação, porém, a captação era realizada em outras instituições de saúde. Poder realizar a etapa de captação no próprio Centro Cirúrgico do Hospital tem muitos pontos positivos, pois garantimos maior agilidade e rapidez na retirada dos órgãos e, consequentemente, maiores chances deles estarem aptos para a doação”.
Após a captação, os órgãos foram enviados para outras instituições de saúde para a realização dos transplantes.