Hospital Estadual da Mulher realiza Blitz educativa na luta contra Aids

Foto: Marilane Correntino

O Hospital Estadual da Mulher (Hemu), por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade, realizou na sexta-feira (16), Blitz educativa em alusão ao Dezembro Vermelho – Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Segundo relatório anual de 2022 do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) a estimativa da prevalência de pessoas que vivem com o vírus HIV no Brasil dobrou nos últimos 20 anos. De acordo com os dados, 400 mil adultos e crianças viviam com HIV no país em 2002. Agora, em 2022, são 960 mil.

No intuito de conscientizar os colaboradores acerca da importância da prevenção e informações dobre o tratamento, os integrantes da Cipa passaram em todos os setores da unidade, realizando uma blitz educativa. A equipe da Cipa explicou que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, gratuitamente, um conjunto de medidas conhecido como Prevenção Combinada, para garantir a proteção contra o vírus HIV. Falaram que o diagnóstico precoce pode ser realizado por meio dos testes rápidos, que são disponíveis nas Unidades Básicas de todos os municípios; da importância do uso de preservativos; da vacinação contra IDTs (Hepatite B e Papilomavírus Humano – HPV), medicações para pré e pós-exposição a situações em que exista o risco de contato com o vírus HIV, além de exames de pré-natal para gestantes como forma de prevenção da transmissão vertical.

Foram distribuídos panfletos informativos, preservativos masculino e feminino, além de pirulitos e lacinhos vermelhos – cor símbolo da campanha.

”Essa ação é muito importante, em que deve ser reforçada o ano inteiro. Uma coisa boa é que aqui na unidade disponibilizam preservativos, sem custo nenhum, para quem quiser pegar. É um incentivo para a prevenção”, pontuou o colaborador Ruan Vasconcelos.

“Preservar a saúde dos nossos colaboradores é uma das missões da Cipa e nada melhor que uma blitz educativa, levando informação sobre as medidas de prevenção”, afirmou o presidente da Cipa, Leonardo Pimenta.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.