O Hospital Icaraí, localizado em Niterói (RJ), acaba de receber o Platinum Status como reconhecimento ao cuidado ágil e de excelência aos pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença neurológica que já é a segunda causa de morte no país.
Os impactos do AVC são inúmeros e, desse modo, o atendimento ao paciente que esteja sofrendo da doença precisa ser feito de imediato, a fim de se evitar sequelas e até mesmo a morte.
É o que preconiza a Iniciativa Global Angels, criada pela Boehringer Ingelheim com o objetivo de aumentar o número de hospitais capacitados para o atendimento ao AVC e otimizar a qualidade do tratamento em centros já existentes. Só no Brasil, o programa já capacitou 324 hospitais desde o seu lançamento.
Para o médico Guilherme Torezani, neurologista do Hospital Icaraí, esse protocolo já vem sendo utilizado mundialmente, com sucesso no tratamento das lesões neurológicas. Ao receber essa premiação internacional, o Hospital Icaraí torna-se, no estado do Rio de Janeiro, referência no atendimento da doença não apenas em sua fase aguda, como também em seu segmento intra-hospitalar.
“Esse atendimento começa desde que o paciente acessa o hospital até a suspeita de AVC e o tratamento. Estamos conseguindo realizar todo esse processo em menos de 60 minutos, que é o preconizado nesses casos”, explica o neurologista.
O médico complementa que 100% dos pacientes que internam na Unidade de Terapia Intensiva são triados para o risco de disfagia, resultado do quadro da doença.
“A disfagia é a dificuldade de engolir que pode acontecer devido a alguns tipos da doença e, que se não for rastreada, pode gerar complicações nesse momento da internação. Então, nossa equipe multidisciplinar é treinada para identificar precocemente esse quadro, evitando, assim, a bronco-aspiração, que é quando o alimento, ao invés de ir para o esôfago, fica alojado no pulmão do paciente”, alerta.
Iniciativa Angels
O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que qualifica os centros de AVC já existentes no mundo e, além disso, contribui para implementação de novos.
Esse monitoramento é fundamental para que as unidades participantes identifiquem possíveis déficits no seu atendimento, comparando-se com resultados locais e globais e que possam, dessa forma, aplicar melhorias, quando necessárias.
O Angels Award classifica os hospitais como prontos para o atendimento do AVC — e aqueles com melhores desempenhos são classificados em ouro, platina e diamante, com certificações que são reconhecidas nos grandes congressos nacionais e internacionais.