O Hospital Samaritano Botafogo promove no dia 9 de junho, a 100ª edição da Sessão Humanidades na Saúde. O evento, criado pelo cirurgião Dr. Ricardo Cruz, contará com a presença dos médicos Drauzio Varella e Margareth Dalcolmo que farão uma abordagem sobre a saúde e sua interface com as diversas áreas do conhecimento.
Mais de 10 mil pessoas já participaram do evento que acontece mensalmente há sete anos. Nos encontros há a reflexão de forma multidisciplinar sobre as formas de melhorar o cuidado aos pacientes e aos próprios profissionais, através da interface com a arte, filosofia, práticas integrativas, física, psicologia, dentre outras áreas de conhecimento que interagem com a saúde.
Para a Dra. Margareth Dalcolmo, a expectativa é que esta sessão possa gerar reflexão sobre o que significa Humanidades na Saúde e, como isso pode melhorar o cuidado aos pacientes. “Será um bate-papo descontraído, entre amigos vivamente interessados no tema e suas implicações. Todos nós somos indivíduos únicos, com nossas ansiedades e incertezas. Nós não podemos pensar na saúde ou na doença como fenômenos apenas biológicos ou bioquímicos, sem a dimensão humana, subjetiva”, adianta a médica.
Humanidades na Saúde
Pensando na necessidade de reflexão sobre as práticas de saúde, o cirurgião Dr. Ricardo Cruz, criou há sete anos, as Sessões Humanidades na Saúde, para proporcionar debates e experiências a médicos, enfermeiros e todo o corpo clínico hospitalar.
Há pouco mais de um ano, o Dr. Ricardo Cruz faleceu vítima da Covid-19, mas seu legado segue vivo e frutífero, graças à sua viúva, Denise Cruz, e ao Hospital Samaritano. O projeto continua, sendo capitaneado por um grupo que ele escolheu para constituir sua “assessoria secreta”: Arnaldo Goldenberg, Daniel Tabak, Lucila Faerchtein, Margareth Dalcolmo, Roberto Cooper, Sergio Zaidhaft e Sonia Bromberger. “Mais do que expectativa, uma centésima sessão do Humanidades na Saúde representa o sucesso e vitalidade dessa iniciativa idealizada e implementada pelo Dr. Ricardo Cruz”, destaca o membro da assessoria secreta, Dr. Roberto Cooper.
O representante do Hospital Samaritano, Dr. Paulo Cesar Souza, explica que a partir dessa reflexão idealizada pelo Dr. Ricardo, e continuada pelo grupo, é possível unir a tecnologia avançada, de processos estruturados, métricas adequadas, acreditações internacionais, a um olhar aprofundado para a individualidade de cada paciente e colaborador. “A missão do hospital é, essencialmente, de cuidar de pessoas, seja dos que buscam a instituição, seja dos que lá trabalham”.
Como participar
As inscrições para a 100ª edição da Sessão Humanidades em Saúde são gratuitas, e podem ser feitas através deste link. Os participantes podem acompanhar o encontro nas plataformas digitais a partir das 12h.