Curso de Farmacologia Clínica do ICB-USP abre inscrições para nova turma

Estão abertas as inscrições para a 22ª edição do curso ‘Farmacologia Clínica: Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos’, ministrado pelo professor Moacyr Aizenstein, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e autor do livro Fundamentos para o uso Racional de Medicamentos. O curso, que será realizado remotamente entre 5 de setembro e 28 de novembro deste ano, é destinado a profissionais da área da saúde que participam de forma ativa na prescrição e administração de medicamentos.

“O tratamento de um indivíduo possui vários envolvidos: o médico que faz a prescrição, o farmacêutico que faz a dispensação, a enfermagem que faz a administração, e todos devem seguir corretamente os protocolos para que o tratamento seja efetuado da maneira mais adequada”, explica o professor.

Com mais de dez anos de experiência na área, Aizenstein aborda no curso maneiras de se garantir segurança, eficácia e economia na prescrição de fármacos. “O médico deve prescrever o medicamento mais adequado para cada paciente e que tenha um custo menor. Vale ressaltar que este procedimento permite a individualização do paciente aumentando a eficácia e diminuindo os riscos de efeitos adversos”.

Serão disponibilizadas 200 vagas e as inscrições, no valor de R$ 180,00, vão do dia 1º ao dia 20 de agosto. Vinte vagas serão disponibilizadas gratuitamente para estudantes e profissionais que comprovarem vulnerabilidade socioeconômica familiar.

Os temas a serem abordados são: Introdução à Farmacologia Clínica, Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância, Farmacogenômica, Farmacoeconomia, Farmacocinética Clínica, Interações Medicamentosas, Farmacologia Clínica na Gestação e Lactação, Farmacologia Clínica na Pediatria, Farmacologia Clínica na Geriatria, Farmacologia Clínica na Obesidade, Farmacologia Clínica na Insuficiência Renal e Farmacologia Clínica na Insuficiência Hepática.

Além das aulas teóricas em vídeo, que ficam gravadas e podem ser consultadas a qualquer momento durante o curso, os participantes terão acesso a salas de bate-papo para elucidação de dúvidas e uma relação semanal de exercícios.

Certificados serão fornecidos aos alunos que obtiverem pelo menos 70% de aproveitamento nos testes e 85% de presença nas aulas. A duração do curso é de 4 horas semanais, totalizando 52 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.