Hospital Santa Mônica cria grupo online de apoio aos pacientes com problemas de saúde mental e dependência química

O Hospital Santa Mônica, de São Paulo (SP), que atua há mais de 50 anos no mercado com foco em saúde mental e dependência química infantojuvenil e adulto, em virtude do aumento em 50% do índice de pacientes que já apresentavam quadros de algum tipo de transtorno mental, com crises de depressão, ansiedade, ideação suicida, em virtude do isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Conforme o artigo publicado no The Lancet mostra que estudos apontam que pessoas que passaram por situações de quarentena apresentam prevalência de sintomas de transtornos psicológicos, como depressão, estresse, oscilações no humor, irritabilidade, insônia e indícios de transtorno de estresse pós-traumático.

Segundo o mesmo artigo, dois estudos reportaram efeitos causados em longo prazo pelo isolamento social após a epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda), que aconteceu entre 2002 e 2003. Eles vinculam o aumento no número de casos de alcoolismo e dependência química registrados 3 anos após a crise ao período de quarentena vivido pelos pacientes.

Uma outra publicação da Harvard Medical School, pelo psiquiatra John Sharp, MD, em que o especialista dá dicas para quem já tem problemas de transtorno de ansiedade. O autor comenta que todos nós estamos apresentando um quadro de ansiedade como consequência do isolamento social em época da pandemia de coronavírus, Covid-19. Infelizmente é compreensível a dificuldade em dissipar todos os sentimentos de ansiedade, em função das incertezas sobre o futuro. No entanto, outras pessoas – principalmente as que têm distúrbios de ansiedade – podem estar compreensivelmente apresentando vários problemas para lidar com isso.

Para amenizar esses problemas, o Hospital lança o Programa Grupo Online de Apoio aos Pacientes com foco em discussões em Saúde Mental e Dependência Química. Os pacientes receberam convite para participar dos grupos. A proposta é atuar com o time de especialistas como: psicólogos especializados em saúde mental e dependência química, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, transmitindo informações sobre como lidar com esse momento, e o desenvolvimento de atividades físicas e respiratórias que irão ajudar o paciente neste momento.

O primeiro encontro será realizado sexta-feira (8), das 13h às 14h – Grupo de Dependência Química – Abuso de Substâncias – Psicólogo de Erick Marangoni Rodrigues.

Paralelamente, os médicos estão realizando Lives abertas para os pacientes e a comunidade, abordando temas da atualidade, transmitidas pelos perfis do Hospital no:
Instagram @hospitalsantamonica,
Facebook www.facebook.com/santamonicahospital e no
Youtube www.youtube.com/channel/UCR5eJAX6EF4cim0DA8A2aRg/.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.