O cuidado com a autoestima é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da paciente com câncer de mama, sobretudo diante dos efeitos do tratamento, que podem impactar a saúde mental da mulher nesta etapa. Essa foi a motivação da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, que realizou uma ação em parceria com a consultora de imagem e estilo Suellen Sartorato, dando dicas de amarrações de lenços a pacientes em tratamento.
A iniciativa integra uma série de ações da campanha ‘O Câncer de Mama no Alvo da Moda’, mobilizando seus parceiros e apoiadores da causa durante todo o mês de outubro, com o objetivo de propagar informação e conscientização sobre a importância da prevenção e do cuidado à saúde.
As sessões estão sendo realizadas presencialmente nas unidades Ipiranga, Mooca, Santana e Pompeia, oportunizando a participação das pacientes e acompanhantes, enquanto aguardam atendimento.
Segundo a consultora, que divulga conteúdos especiais durante a campanha Outubro Rosa todos os anos em seus canais nas redes sociais, ensinando de maneira simples e prática sobre imagem, moda e beleza que podem fazer uma grande diferença no dia a dia dessas mulheres. “Estar em contato com as pacientes em tratamento e poder ajudá-las a resgatarem o amor-próprio, para que voltem a sorrir ao se olharem no espelho durante este momento delicado da vida, é muito gratificante”, destaca.
Entre as pacientes que participaram da atividade está Meriele, 35 anos, diagnosticada com um tumor na mama em fevereiro. A paciente realizou uma cirurgia em maio e iniciou as sessões de quimioterapia em julho, cujos efeitos incluem a queda do cabelo. Ela esteve na unidade da Mooca no último dia 14, aprendendo a fazer novas amarrações e até a brincar com o acessório.
A paciente conta que gosta de brincar com o visual e aproveita o lenço para passar a mensagem de que a beleza está muito além do cabelo. “Somos bonitas como somos, através do nosso olhar, da nossa essência, do nosso sorriso. E acredito que o lenço, a peruca, a maquiagem, tudo isso pode ser usado como uma forma de expressar nossa personalidade e encarar o tratamento com mais leveza e alegria”, afirma.
A paciente descobriu o nódulo durante um autoexame e procurou atendimento médico imediatamente. “Eu já estava preparada para o diagnóstico porque sempre li a respeito e sabia que tinha que levar a sério”, ressalta. Quando recebeu as orientações sobre o início do tratamento e soube que o cabelo poderia cair, Meriele iniciou um processo de mudança interna que envolveu toda a família.
“Eu quis mostrar para meus amigos e familiares, para as pessoas que amo, que estava bem e que ia dar tudo certo”, lembra a paciente que, ao saber que seu cabelo cairia, resolveu realizar algumas vontades que sempre teve: pintar o cabelo nas cores do arco-íris e cortar chanel. O processo marcou uma nova fase, que ela encara como um recomeço. “Estou enfrentando o tratamento com a autoestima lá em cima. Me sinto bonita e amada, e a doença não vai me derrubar”, comemora.
Para Suellen, histórias como a de Meriele servem como exemplo de como o cuidado com a autoestima podem contribuir para o enfrentamento da doença. “É emocionante ver o resultado deste trabalho, motivando mulheres a se amarem mais e buscarem recursos para se sentirem mais bonitas”, finaliza.
Campanha
Considerado um dos líderes mundiais da campanha ‘O Câncer de Mama no Alvo da Moda’, administrada pelo CFDA Foundation (Fundação do Conselho de Designers de Moda), o Brasil já soma 26 anos de ações de sucesso em prol da causa, sendo representado pelo São Camilo Oncologia como licenciado exclusivo da marca.
A unidade, que possui uma trajetória de mais de 50 anos na Mooca, oferecendo serviços especializados no tratamento do câncer, integra a Rede de Hospitais São Camilo São Paulo.
Em todos estes anos, a campanha ‘O Câncer de Mama no Alvo da Moda’ já teve mais de 100 parceiros e cerca de 250 produtos licenciados, além da realização de eventos que ampliam a visibilidade do tema, como desfiles, palestras, workshops e exposições de fotos.
A instituição já arrecadou mais de R$ 82 milhões, com mais de 8 milhões de camisetas vendidas e outros produtos. A ‘Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama’, um dos eventos anuais mais conhecidos da campanha, já contou com mais de 190 mil participantes em 12 cidades brasileiras.
“A Rede São Camilo reforça a necessidade do autocuidado e trabalha na conscientização sobre uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. É uma campanha honrosa e que faz toda a diferença em seu importante papel social. Estamos muito felizes com o sucesso deste trabalho ao longo de mais de duas décadas, nos impulsionando a seguir em frente”, complementa Dra. Aline Thomaz, CEO da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Para a campanha Outubro Rosa 2021, a ação conta com a participação ativa das marcas parceiras Hering, Cacau Show, Chamex, Lindoya Verão, Boni Natural e Jorge Bischoff, com o lançamento de produtos licenciados, além de ações promocionais e de conscientização nos pontos de venda, redes sociais e outras mídias.