Desde a década de 1980, o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo (RS), já vislumbrava a utilização da tecnologia para a gestão hospitalar. A casa, que hoje conta com mais de 700 leitos, 3,6 mil colaboradores e 700 médicos, atuou até 2014 com uma equipe interna que desenvolvia o software e dava suporte ao hardware da instituição. Em 2015, com a contratação do sistema de gestão Tasy EMR, hoje gerido pela Phillips, concentrou as operações de tecnologia na mão de especialistas. Foi aí também que a companhia optou pela Indyxa para o outsourcing do seu banco de dados.
De acordo com o gerente de CPD do HSVP, André do Amaral, esse processo de escolha do sistema de gestão teve várias etapas. “A partir do momento que entendemos que esse seria um caminho, utilizamos metodologias internacionais para a seleção da melhor opção, que acabou sendo o Tasy EMR. E foi a partir daí que percebemos que, para tirarmos os melhores resultados da solução, teríamos que ter um parceiro de infraestrutura à altura da robustez que buscávamos”, diz.
Indicada pela própria Phillips, a Indyxa entrou no negócio para dar suporte de hardware e banco de dados para toda a transição e segue, até hoje, na gestão dos bancos de dados da instituição. De acordo com André, a atuação da empresa foi fundamental no momento mais crítico, que é a virada de sistema.
Ampliação fora da curva
Em 2016, o Hospital São Vicente de Paulo passou por um momento ímpar de crescimento. Com a aquisição de outra instituição, acabou aumentando o número de leitos de 500 para 700, além da ampliação no número de usuários e clínicas integradas à organização. Mais uma vez o suporte da Indyxa foi essencial, segundo André.
O gerente comenta que a empresa fez uma análise detalhada sobre as necessidades de evolução no hardware para acompanhar essa expansão e trouxe soluções que atenderam as expectativas. “Atualizamos o nosso parque e passamos a funcionar como um datacenter para todas as entidades que estão ao nosso entorno. Tudo isso está em operação e com resultados excelentes com o apoio da equipe da Indyxa”, diz.
Entendimento do negócio é um diferencial
Sobre o que torna a Indyxa o parceiro do Hospital São Vicente de Paulo há três anos, André explica que a expertise na gestão hospitalar é um ponto que faz toda a diferença. “Sabemos que temos um fornecedor que entende o mercado, o funcionamento e as singularidades das instituições de saúde. Confiamos que, além de entenderem das soluções que oferecem, eles estão sempre em busca de evoluções que tragam impactos positivos no nosso negócio”, diz.
O executivo destaca que, exatamente pela experiência na área hospitalar, a Indyxa trabalha 24 horas por dia, sete dias na semana. Isso porque entende que a operação de uma instituição de saúde não para e não pode oscilar em momento algum.
O gerente pontua ainda dois diferenciais da Indyxa. “O alinhamento da equipe da Indyxa com a Phillips e com a Oracle, que são nossos fornecedores, é imprescindível para que tudo funcione de uma maneira tranquila. Outro ponto que considero fundamental é um time altamente especializado. Mesmo em soluções que fogem do nosso dia a dia, sabemos que temos com quem contar para retornos rápidos e com embasamento técnico”, finaliza.