A partir desta quinta-feira (11), estão suspensas todas as visitas a pacientes internados no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí (SP). A medida visa garantir a segurança, reduzir o fluxo de pessoas em suas dependências e minimizar os riscos de contaminação por Coronavírus.
As informações sobre pacientes internados a seus familiares passam a ser realizadas diariamente pela equipe médica por contato telefônico, como já ocorre nas unidades de isolamento Covid-19. Em casos de pacientes idosos que necessitam de um acompanhante, estão mantidas as regras vigentes desde o início da pandemia, ou seja, acompanhante deve ter idade de 18 a 60 anos e não ter comorbidades.
As trocas de acompanhantes permanecem a cada 12h, mantendo os mesmos horários anteriores, sendo no 1º turno às 8h e no 2º turno às 20h.
O HSV informa que tratam-se de adequações preventivas por tempo indeterminado.
Novos residentes passam por treinamento
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo realizou na última semana, o Programa de Integração e Treinamento para 50 novos residentes de oito Programas de Residência Médica (PRM) da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), local onde o evento foi realizado. A ação contou com a participação do Hospital Regional de Jundiaí, Vigilância Epidemiológica e 24 colaboradores do Hospital São Vicente, que ministraram os treinamentos. Ao todo, os estudantes concluíram uma jornada de 20h de capacitação.
Durante o encontro com os estudantes, os profissionais abordaram temas como acolhimento, referência e contrarreferência, passagem de plantão, normas e boas práticas de atendimento, metas internacionais de segurança do paciente, notificações, protocolos hospitalares, entre outros assuntos importantes para o bom desenvolvimento das funções de cada residente durante sua rotina na instituição.
“Essa capacitação possibilita melhores condições para o início das atividades no hospital, auxilia na melhoria da assistência, promove a integração entre os departamentos, além de viabilizar a eficiência operacional. O NEP agradece pela participação dos residentes e pela importante contribuição dos colaboradores”, disse o coordenador de educação permanente, Ewerton Alexandre Galdeano.