Os cirurgiões Dr. Gilberto Vaz Teixeira e Dr. Felipe Borba, do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), de Florianópolis (SC), estiveram em Chapecó (SC) recentemente para acompanhar um procedimento cirúrgico realizado no Hospital Unimed Chapecó. O objetivo dos médicos é implantar, no centro de oncologia de Florianópolis, uma técnica para o tratamento de tumores da glândula tireoide. A cidade de Chapecó, representada pelo Dr. Marco Antonio Scirea Tesseroli, foi a primeira sede da cirurgia, chamada TOETVA (Transoral Endoscopic Thyroidectomy Vestibular Approach) – no Brasil, Tireoidectomia Videoendoscópica.
A TOETVA possibilita a cirurgia da glândula tireóide sem deixar cicatrizes visíveis, proporcionando benefícios estéticos ao paciente. Iniciada em grandes centros no ano de 2016, esta técnica foi trazida ao Brasil pelo Dr. Marco Tesseroli, médico cooperado da Unimed Chapecó.
Cirurgião especialista em cabeça e pescoço, Dr. Marco Tesseroli salienta que, há pouco mais de uma década, a população do oeste catarinense precisava se deslocar para outras cidades para procurar tratamentos especializados. “Este panorama tem mudado progressivamente e, agora, além de oferecermos tratamentos de ponta, nos posicionamos à frente de diversas capitais brasileiras. Ademais, ao atrairmos a atenção de centros médicos renomados e tradicionais, como os das capitais, criamos um networking que traz benefícios como a troca de experiência e a colaboração mútua para nos mantermos sempre atualizados”, aponta o médico.
Além de Dr. Tesseroli, o procedimento contou com a participação do Dr. Maurício Spagnol, médico cooperado que possui ampla experiência em cirurgias videoendoscópicas, ministra cursos a nível nacional e tem trazido inovações, principalmente na área da cirurgia bariátrica, ao oeste catarinense.