Os cursos na área de saúde são os mais buscados pelos brasileiros que irão ingressar à universidade em 2023. Os dados são de uma nova pesquisa do Google, feita em janeiro com mais de 1 mil entrevistados de todo o país. De acordo com o levantamento, um terço dos respondentes (34%) pretende ingressar nesse campo, sendo a Medicina (14%) o mais procurado, enquanto 20% buscam outras disciplinas nessa mesma área. Em seguida, estão as áreas de Humanas (22%), Negócios (19%), Exatas e TI (16%) e Artes (9%).
A pesquisa aponta ainda que o interesse por cursos 100% presenciais voltou a se aproximar ao patamar pré-pandemia. Cerca de metade dos entrevistados (52%) dos novos universitários buscam esse tipo de curso. Em 2019, antes das restrições causadas pela pandemia, o índice de interesse era de 49%. Em 2022, a porcentagem de alunos buscando as salas de aula foi de 47%.
Por outro lado, 34% afirmam buscar cursos 100% remotos; enquanto 14% preferem a opção semipresencial.
Cerca de dois em cada cinco novos universitários ainda não escolheram em que instituição irão estudar – 28% estão em dúvida, enquanto 11% não pensaram sobre isso. Por outro lado, 61% disseram já ter decidido a faculdade em que pretendem se matricular.
Sobre a forma de ingresso, um terço (33%) pretende usar o resultado do vestibular presencial para ser aceito na instituição escolhida. Cerca de um quarto (24%) irá utilizar o vestibular online. As notas do Enem foram apontadas por 20% dos entrevistados. As outras opções foram histórico escolar (10%), segunda graduação (9%) e transferência (5%).
A pesquisa também apontou os fatores que mais influenciam os novos universitários brasileiros no momento de escolher a faculdade. Para quem busca os modelos remotos ou semipresenciais, o fator mais importante é o preço. Já aqueles interessados em aulas presenciais consideram principalmente a qualidade (ver gráfico abaixo).
Dois terços dos entrevistados têm interesse por programas do governo para ingresso na faculdade: 31% buscam o Fies, 21% o Prouni e 15% o SiSU.
Em outro levantamento, o Google apurou os cursos mais pesquisados na ferramenta de Busca no Brasil, ao longo do ano passado. O destaque foi a ascensão da Tecnologia da Informação, que era o 19º curso mais buscado em 2019, e foi o 7º no ranking de 2022.
Em 2022, os 10 cursos mais buscados no Google no Brasil foram:
- Medicina
- Psicologia
- Enfermagem
- Direito
- Administração
- Pedagogia
- TI
- Educação Física
- Estética
- Biomedicina