O CENSA Betim, referência nacional no atendimento às pessoas com deficiência intelectual na vida adulta e autismo severo, se destaca quando o assunto é cuidar dos indivíduos com essa condição e de suas famílias. A instituição, que completa 58 anos de história neste mês de agosto, é reconhecida pelo seu trabalho realizado com uma da equipe transdisciplinar, que planeja e orienta os cuidados terapêutico a mais de 90 educandos que hoje contam com o suporte profissional especializado.
De acordo com Natália Costa, mestre em Psicologia e diretora do CENSA Betim, celebrar os 58 anos de atuação da instituição é uma alegria. “Chegar a quase seis décadas de serviços ininterruptos é um privilégio. Estamos perpetuando o legado deixado pela educadora Ester Assumpção e preservamos os valores que ela manteve na condução do trabalho. Assim como ela fazia, nossa equipe atua com muito carinho e busca sempre se atualizar para aplicar métodos e terapias que visem melhorar a qualidade de vida dos nossos educandos. Passamos por situações difíceis, principalmente nos últimos dois anos, que foi o período pandêmico, já que tivemos que suspender as visitas para preservar a saúde dos nossos educandos. Mas, graças ao esforço conjunto da equipe de colaboradores e claro, a parceria das famílias, seguimos em frente, com a certeza do dever sempre cumprido”, comenta.
Natália Costa destaca que este é um momento marcante. “Queremos celebrar com a sociedade. Atendemos pessoas oriundas de todo o território brasileiro e com muita propriedade, sabemos que elas ainda são discriminadas e têm pouco espaço no âmbito social. Por isso, nestas quase seis décadas de história, reforçamos o nosso apoio e o nosso trabalho para o desenvolvimento de habilidades e competências que venham a contribuir para a inclusão social dos nossos educandos. São cidadãos com direitos civis que devem ser respeitados e hoje, mais que nunca, precisamos de dar visibilidade. Estamos sempre à disposição para fazer o melhor”, comenta.