O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) teve suas atividades expandidas para São Paulo no último mês de outubro. A nova sede, localizada no bairro do Ibirapuera, em São Paulo (SP), faz parte do projeto de expansão da Oncologia da Rede D’Or São Luiz, que pretende ampliar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre o câncer. A unidade está sob os comandos do renomado oncologista Paulo Hoff e Luiz Eugenio Mello, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IDOR-SP, e vai agregar ainda mais expertise às pesquisas que já são desenvolvidas na sede do Rio de Janeiro, principalmente nas áreas de neurociências e oncologia.
Inaugurada em 2010, a sede do Rio abriga um dos mais avançados centros de pesquisa em neurociências do Brasil. Agora, a ideia é levar para São Paulo um braço do trabalho desenvolvido na capital fluminense. Segundo a direção da instituição, o orçamento do Instituto para este ano está estimado em R$ 18,1 milhões. Desse total, R$ 6,7 milhões foram investidos somente na unidade paulistana. Medicina Intensiva, Medicina Interna e Pediatria compõem as outras linhas de pesquisa do IDOR.
O Instituto D’Or trabalha com a integração entre a excelência na pesquisa científica e o aperfeiçoamento de práticas na assistência em saúde. Segundo Paulo Hoff, para alcançar esse objetivo, o país precisa de investimentos cada vez mais robustos em pesquisa, ciência e extensão, além de capacitar os profissionais da área médica. “Estamos comprometidos com a geração de conhecimento. É fundamental o compartilhamento dos processos e resultados das investigações com médicos e demais profissionais, que utilizarão esse conhecimento na prática, transformando o dia a dia dos hospitais”, afirma Hoff, que também é o presidente da Oncologia D’Or.
Uma das estratégias do Instituto D’Or em São Paulo será a realização de parcerias com outras instituições de excelência na área oncológica, como a Universidade de São Paulo (USP) para treinamento cirúrgico, incluindo robótica. A ideia é que o novo centro crie protocolos próprios de pesquisa, baseados na investigação da realidade brasileira nessa área. A preocupação com o bem-estar do paciente na jornada de tratamento contra o câncer é uma das prioridades de investigação. A unidade paulistana também vai abrigar cursos de pós-graduação, bem como treinamentos e capacitações oferecidos por especialistas. A nova sede fica na Avenida República do Líbano, 611, Ibirapuera.