Nesta quarta-feira (31), o diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Evaldo Marchi, autoridades locais, convidados, o artista plástico, Sergio Prata e o curador do museu, Cesar Fabrega Carvalho inauguram o Museu do Corpo Humano na Unidade 01 da FMJ.
Desde 2005 vem sendo construída a ideia de um museu anatômico permanente na FMJ. Em 2010 iniciou-se o Projeto Semana do Corpo Humano que tornou-se referência para as escolas públicas e particulares de Jundiaí e região. A partir dessa iniciativa de sucesso, ficou mais intenso de planejar, criar e compartilhar com o público externo, algumas peças anatômicas plastinadas, verdadeiras obras de arte, produzidas no laboratório da instituição.
A ideia é promover visitas escolares ao longo do ano todo, apresentando o corpo humano por dentro de forma diferente e curiosa. O curador e organizador do Museu é o Professor e Anatomista, Prof. Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho.
O Museu do Corpo Humano é Único e moderno. O objetivo é ser um local de difusão de conhecimento cientifico, tendo como plano de fundo a educação e a arte. Consta no acervo do museu pinturas trifásicas, peças anatômicas reais que variam de acordo com a iluminação, além disso, desenhos de partes do corpo humano que foram doados pelo artista plástico, Sérgio Prata.
Nos quadros pintados pelo Sérgio com uma técnica inédita de pinturas trifásicas, será possível ver três obras sobre a mesma tela em diferentes condições de luz.
As peças anatômicas são conservadas por meio da plastinação, outra técnica também inovadora e moderna. Para isso, a FMJ criou um laboratório de plastinação internamente que já é referência para grandes universidades e é um dos 10 que existem no Brasil.
Museu surpreende e agrada os visitantes
A união da beleza divina expressa no corpo humano com o encanto demostrado pela arte torna o museu um lugar admirável que impressiona a todos. A frase é do estudante de medicina, Wilker Barros, do 4º ano, que esteve na inauguração do Museu do Corpo Humano da FMJ nesta quarta-feira (31). A solenidade reuniu aproximadamente 150 pessoas: docentes, discentes, colaboradores, autoridades e familiares.
“Achei o Museu do Corpo Humano interativo, instrutivo, moderno e poético pela forma que o Professor Cesar explicou sobre à disposição das peças. Um orgulho para nossa querida FMJ”, comentou Regis Brescancini, colaborador da FMJ.
Segundo o curador e organizador do Museu Prof. Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho essa entrega é a realização de um sonho. “Tem muita emoção e sentimento envolvido neste projeto”, explica. Cesar enfatizou os ex-diretores presentes, Edmir Américo Lourenço e Itibagi Rocha Machado, grandes apoiadores e incentivadores do museu.
Ao citar o artista plástico, Sergio Prata, Cesar fala em inspiração “Sergio tem um olhar artístico que me inspirou a fazer arte em peças anatômicas”. Para o diretor da FMJ, Evaldo Marchi, o museu vem unir arte e educação. “A faculdade busca excelência no ensino, trazendo, por meio do museu, uma visão lúdica que alia arte e educação”, comenta.
Vasti Marques, gestora de Educação da Prefeitura Municipal de Jundiaí, reverenciou o trabalho do Cesar e da faculdade. “Educação se faz pela continuidade. Nunca pela interrupção e a faculdade vem mostrando isso ao longo do tempo”, completa a gestora. O vereador Kachan Junior falou de união da FMJ: “A ciência, a educação e a arte vão se encontrar neste local. Lembre-se que a união faz a força”.
O visitante externo pode participar da Semana do Corpo Humano e da visitação ao Museu por meio do agendamento no link: linkr.bio/medicinajundiai nos dias 7 ou 10 de setembro, datas e horários específicos para esse público até o momento.