O Programa Internacional Exchanging Hemispheres, organizado pela Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) e Coordenadoria de Educação Continuada (CEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), está com uma programação de cursos de curta duração. São novas possibilidades de aprendizado sobre temáticas diversas, com professores e especialistas estrangeiros, ainda com a vantagem de exercitar um novo idioma e realizar networking de qualidade.
O Exchanging Hemispheres foi criado em 2020, como uma série de minicursos de férias, ministrados em outro idioma ou em parceria com especialistas de países lusófonos, em conjunto com docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) internacionais parceiras. A ideia é oferecer aos participantes a chance de vivenciar uma proposta de internacionalização, com o desenvolvimento de competências profissionais internacionais, conhecidas como competências interculturais, tais como adaptabilidade, empatia intercultural, flexibilidade comportamental, análise comparada, dentre outras. Todas essas características são altamente desejadas em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalmente inserido.
“De um lado, o aluno tem a oportunidade de propor ou participar de uma proposta internacional de curso de verão/inverno, tendo amparo de nosso Projeto de Internacionalização Docente. De outro, ele tem acesso a disciplinas de perfil internacional, com métodos ativos e abordagem intercultural, além da oportunidade de realizar networking com alunos de outras instituições – nacionais e estrangeiras – e profissionais do mercado”, afirma o coordenador da COI, professor Pedro Buck Avelino.
Os cursos oferecidos são:
- Obesidade na infância e Adolescência: abordagem multidisciplinar, do diagnóstico ao tratamento
- O Direito do Trabalho sob perspectiva comparada: regulações europeia, portuguesa e brasileira
- Inteligência Artificial em Direito e Medicina
- Direito e Sustentabilidade: desafios contemporâneos
- Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade
- Violência de gênero e direito antidiscriminatório: uma perspectiva comparada Brasil/Espanha
O curso tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências da Computação e áreas correlacionadas, professores, pesquisadores e interessados em acessibilidade para a inclusão educativa. Ao final das aulas, será disponibilizado aos participantes um certificado de 32 horas, sendo 20 horas de interação ao vivo e 12 horas de estudo.
Informações e inscrições: www.mackenzie.br/educacao-executiva/universidade