A 16ª edição de ‘Medicina de Emergência – Abordagem prática’, da Manole, chega atualizada, com novos artigos e diretrizes voltadas às práticas das equipes de pronto atendimento. Trata-se de uma ferramenta indispensável aos profissionais que atuam em emergências, especialidade reconhecida há apenas sete anos no país. O livro foi escrito por médicos do pronto-socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
A obra conta com quatro novos capítulos: ‘Atendimento da população LBGTQIA+’, ‘Abordagem de desastres’, ‘Emergências em pacientes transplantados’ e ‘Morte encefálica’. O livro também traz QR codes para acesso a vídeos de ultrassonografias feitas à beira do leito. Algoritmos de diagnóstico, decisão clínica e manejo em praticamente todos os capítulos e descrição pormenorizada de procedimentos realizados nos departamentos de emergência também integram o material.
De acordo com os editores, ‘Medicina de Emergência’ foi construído para auxiliar aqueles que precisam resolver dúvidas práticas em plantões no pronto-socorro. A seção sobre indicação de internação e terapia intensiva, por exemplo, tenta ir além da medicina de suporte, tornando-se um instrumento para decisões de admissão hospitalar e encaminhamentos.
Editores
Irineu Tadeu Velasco é professor titular da Disciplina de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e chefe do Pronto-socorro do Instituto Central do HCFMUSP.
Rodrigo Antonio Brandão Neto é médico supervisor do Pronto-socorro do HCFMUSP e do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.
Heraldo Possolo de Souza é professor associado do Departamento de Clínica Médica, Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP e médico do Serviço de Emergência do HCFMUSP.
Lucas Oliveira Marino é médico assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP, intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), médico diarista da UTI Geral do Hospital Nipo-Brasileiro e doutor em Ciências Médicas pela FMUSP.
Julio Flávio Meirelles Marchini é professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e supervisor do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.
Júlio César Garcia de Alencar é diretor da Unidade de Emergência Referenciada do HCFMUSP e doutor em Ciências pela FMUSP.