Marco Antonio Araujo da Rocha Loures assume presidência da Sociedade Brasileira de Reumatologia para gestão 2022-2024

O reumatologista Dr. Marco Antônio Araujo da Rocha Loures foi eleito o novo presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) para a gestão 2022-2024. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ), Rocha Loures é Doutor pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Doutor em Biociências e Fisiopatologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O reumatologista já presidiu a Sociedade Paranaense de Reumatologia (2016-2019), foi Conselheiro Efetivo do CRM-PR (1988-1993), Vice-Presidente da Associação Médica do Paraná (1987-1989) e Presidente da Sociedade Médica de Maringá (1984-1986).

“Reumatismo não é apenas ‘uma’ doença, mas centenas delas, estudadas, pesquisadas e tratadas pela reumatologia. Um dos objetivos da SBR é contribuir para o avanço científico da especialidade e promover o bem-estar dos pacientes com doenças reumáticas levando informações de qualidade e o incentivo a melhores práticas em qualidade e segurança na assistência à população”, afirma Dr. Marco Antonio Rocha Loures.

Entre os focos de atuação do novo presidente da entidade estão a conscientização e a mobilização da população para o melhor entendimento das doenças reumáticas, para o diagnóstico precoce e acesso ao tratamento adequado bem como a fomentação de políticas públicas, que garantam qualidade de vida aos milhares de portadores de doenças reumáticas no país.

“Informação é primordial para o acesso da população ao tratamento adequado das doenças e a valorização da reumatologia como especialidade médica, que atua no tratamento de mais de 120 doenças reumáticas já catalogadas”, ressalta Loures.

As principais doenças reumáticas de ocorrência na população brasileira são osteoporose, artrose, artrite reumatoide, osteoartrite, espondilite anquilosante, lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), fibromialgia, febre reumática, AIJ (Artrite Idiopática Juvenil), gota. O país já registra cerca de 15 milhões de pacientes reumáticos.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.