O Brasil conta com uma grande quantidade de médicos especialistas. Segundo dados da Demografia Médica Brasileira, existem, hoje, no Brasil, 500 mil médicos, o que representa um aumento de 36% na última década, já que, em 2010, existiam cerca de 320 mil médicos no país.
Por esta razão, pode não ser tão fácil ganhar novos pacientes, tanto pela concorrência quanto pela falta de visibilidade, pois muitos clientes procuram por especialidades médicas através da internet e sem uma divulgação apropriada, o médico, ou mesmo um hospital ou clínica, pode não aparecer na pesquisa, mesmo que atenda todos os requisitos procurados pelo cliente.
“A expertise de um profissional da saúde é focar em resolver os problemas de saúde das pessoas. Mas para se posicionar de forma estratégica nesse mercado, é preciso ter um investimento em marketing, especialmente na internet, que é uma ferramenta poderosa de atração”, diz Fabiano Quirino, CEO da Agk.medical, empresa especializada em estratégias de marketing direcionadas ao setor médico.
A Agk.Medical surgiu justamente para explorar as ferramentas de marketing on-line e ajudar na captação de novos clientes a partir da gestão de imagem nos meios digitais. Dessa maneira, com um gasto mensal de apenas três horas por parte do médico, usado para aprovação das estratégias criadas pela agência, o profissional passa a ter uma gestão da sua imagem de maneira consolidada.
Para criar um engajamento real e rentável, que traga mais visibilidade e, consequentemente, mais pacientes para o seu consultório/clínica, a agência se baseia em quatro pilares.
Um deles é o Branding, que é um conjunto de ações para desenvolver um conceito visual da marca, seja do médico ou da clínica, de maneira a passar mais confiabilidade ao cliente que procura por determinado serviço médico, criando uma identidade sólida.
A empresa também se responsabiliza pela criação de um website que seja ao mesmo tempo atraente e funcional, isso através de dois pacotes: o website básico, que conta com um conteúdo mais enxuto, focado em conversão, Google Analytics e SEO Básico; ou o website premium, que além das funcionalidades do kit básico, traz, também, vários elementos para conversão do visitante, como SEO Avançado, Google Meu Negócio e a possibilidade de várias páginas para abordar sobre cada uma das especialidades do médico com um conteúdo mais extenso, assim criando mais autoridade para o site e o profissional.
Outra ferramenta fundamental na atualidade é a Gestão de Redes Sociais, com campanhas desenvolvidas pela equipe da Agk.medical, a partir de estratégias que busquem os melhores caminhos para impactar positivamente o seu público. O último pilar é a Gestão de Tráfego. A empresa usa as ferramentas mercadológicas mais presentes, como o Google Ads e o Facebook Ads, que apresentam taxas de conversões bastante interessantes.
Vale ressaltar que estes investimentos realizados trazem um rápido retorno, pois, em 60 dias, o médico já começa a receber novos contatos através do seu novo website, assim, possibilitando prospectar esse contato em um paciente de seu consultório.
Clientes que já passaram pela transformação digital
Atualmente, a Agk.medical conta com uma série de clientes que já veem os benefícios do marketing digital aumentando a conversão de clientes para suas clínicas. A empresa atende clientes como o Hospital do Coração de Campinas, VIK Saúde Familiar, Salève Medicina Bem-Estar, Mitfokus, Zure Saúde, entre outros.
“A pandemia trouxe uma nova ordem social ao mundo. A propaganda e o marketing especializado evoluíram muito rapidamente, assim como as novas demandas. As redes sociais acabam direcionando o comportamento das pessoas, e as empresas de saúde que estiverem fora desse movimento terão muita dificuldade de sobrevivência”, diz o Dr. Christian Galdino, pediatra e diretor da Rede VIK de clínicas de saúde familiar atuante no interior do estado de São Paulo.
“Nós buscamos no mercado uma agência que tem no seu limiar a criatividade. A Agk.medical tem nos surpreendido positivamente”, conta Taynara Campos, Marketing Zure Saúde, localizada em Lins, no interior de São Paulo.
“Nós minimizamos as variáveis e temos vários cases que nos permitem garantir ao cliente a jornada de sucesso. O trabalho é duro, mas nossos cases de sucesso nos posicionam como uma das líderes de mercado”, celebra Fabiano Quirino.