A médica infectologista Carolina Cipriani Ponzi, de Chapecó (SC), recebeu homenagem nacional em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido durante a pandemia do novo Coronavírus.
A homenagem foi prestada, nesta semana, na abertura do XXII Congresso Brasileiro de Infectologia – o INFECTO 2021 – realizado no Centro de Convenções de Goiânia, em Goiás.
A médica atuou na linha de frente no combate à Covid-19 desde o início da pandemia, quando ainda eram escassos os conhecimentos sobre a nova patologia. Com firmeza pedagógica, a atuação de Carolina foi essencial no atendimento aos pacientes e, ao mesmo tempo, na orientação da população do grande oeste catarinense através dos meios de comunicação.
Apenas cinco profissionais do País receberam a Medalha Covid-19 pelos relevantes serviços prestados no combate à doença e na orientação à população brasileira frente aos desafios impostos pela grave crise sanitária que atingiu o Brasil e o Mundo em 2020 e 2021.
Dra. Carolina Ponzi recebeu a distinção pela região sul, ao lado de outros homenageados pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte. No momento da entrega da comenda, a médica fez emocionada homenagem à mãe Terezinha Maria Cipriani Ponzi, vitimada pela Covid em 2020 e que faria 73 anos exatamente nesse dia.
A médica tem 47 anos de idade, é natural de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) e formou-se pela Universidade de Caxias do Sul em 1998. Concluiu residência médica em Medicina Interna pelo Hospital Saúde em Caxias do Sul (2000), residência médica em Moléstias Infecciosas, Parasitárias e Tropicais pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto/SP (2003) e mestrado em Clínica Médica e Investigação Clínica pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto/SP (2005).
Mudou-se para Chapecó no dia 30 de novembro de 2008, convidada pelo Dr. Sérgio Casagrande para assumir o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional do Oeste, função esta que exerceu até final de 2013. É cooperada (associada) à Unimed Chapecó, da qual foi diretora hospitalar. Também é docente do curso de Medicina da Unochapecó.