Médicos do interior de São Paulo recuperaram R$ 1 milhão em tributos

O trabalho de consultoria e planejamento tributário especializado na área de saúde evita o pagamento de impostos além dos realmente devidos e proporciona o resgate dos valores gastos sem necessidade. Mostra disso é o que conquistaram recentemente médicos cooperados da Unimed Campinas, interior de São Paulo, que recuperaram em torno de R$ 1 milhão em tributos.

A recuperação foi possível depois de uma análise elaborada pela Mitfokus, empresa de soluções financeiras e contábeis voltadas a profissionais e a negócios no mercado de saúde. Trata-se de um trabalho feito lançando mão de tecnologias da informação – como robotização e inteligência artificial – e a atuação de profissionais para definição de ações e estratégicas.

Segundo a economista Thaís Carneiro, consultora da Mitfokus, é comum cooperados pagarem Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) além do necessário, sem perceber. Ela conta que ocorre o seguinte: os cooperados recebem os resultados das respectivas cooperativas com desconto de Imposto de Renda, com alíquota que pode chegar a 27,5%, contudo, sem que despesas dedutíveis (que vão variar de situação para situação) entrem no cálculo.

“São várias as despesas de um médico que são dedutíveis, e elas não são levadas em consideração quando ocorre o desconto [da alíquota de IRPF]. Então, todo o nosso estudo para recuperação de tributos vai no sentido de identificar essas despesas. A partir de identificadas, aplicar, na declaração do Imposto de Renda, as que são dedutíveis. Ou mesmo, uma possível redução de aliquota. Com tudo isso, calcula-se o quanto o profissional pagou a mais e tem direito a obter recuperação”, explica.

De posse das informações, consultoria e profissional de saúde definem a melhor forma de obter o resgate. A economista ressalta que, por ser especializada em serviços em saúde, a equipe da Mitfokus entende as especificidades desse mercado, as quais muitas vezes não são compreendidas pela contabilidade geral. “Sem conhecimento desses detalhes, se desperdiça muito recurso com pagamento indevido de tributos, recursos esses muitas vezes fundamentais para a sustentabilidade financeira do médico e seu consultório”, adverte Thaís Carneiro.

A Unimed Campinas conta com cerca de 3,4 mil cooperados, estando entre as principais cooperativas médicas do país.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.