Com o objetivo de aprofundar o conhecimento técnico e prático sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), 12 médicos do Paraná e de outros estados do Brasil participaram de um encontro com os especialistas do Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR), nos dias 29 e 30 de setembro.
No Brasil, segundo dados do DataSUS, as doenças inflamatórias intestinais acometem cerca de 100 pessoas a cada 100.000 habitantes, com números em ascensão. Por se tratarem de patologias que não têm cura e promovem prejuízo na qualidade de vida, ações de educação médica continuada são essenciais para mitigar a sobrecarga da doença no país. “O encontrou ratificou a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de uma abordagem terapêutica adequada, objetivando a prevenção de complicações e melhores desfechos a longo prazo”, relata a médica gastroenterologista, especialista no cuidado das doenças inflamatórias intestinais e coordenadora do programa GastroD’Or, em Curitiba, Natália Queiroz.
O encontro atualizou os profissionais sobre a utilização da terapia avançada da doença, que inclui os medicamentos biológicos e as pequenas moléculas de uso oral, reforçando aspectos relativos à eficácia, segurança e o monitoramento dos pacientes em uso dessas medicações. Além disso, enfatizou todas as etapas que envolvem a utilização de terapia biológica e o monitoramento dos pacientes de forma correta e adequada. A programação também incluiu atividades teóricas e práticas, com discussão de casos clínicos e visita ao centro de infusão do Hospital Santa Cruz.
“Foram dois dias de muito aprendizado, abordando os mais diversos aspectos das DII, o que nos proporcionou uma atualização científica e principalmente uma troca de experiência entre os profissionais participantes, que julgo ser uma das etapas mais enriquecedoras de eventos como esse”, relata a gastroenterologista do Hospital Esperança em Recife (PE), Marisa Maciel Gonçalves, que esteve no evento em Curitiba.
O encontro marca o reconhecimento da equipe do Hospital Santa Cruz no trabalho multidisciplinar no tratamento e apoio para os pacientes com DII. “Completamos um ano de Centro Multidisciplinar, integrando especialistas nas áreas de gastroenterologia, coloproctologia, radiologia, nutrição e psicologia, e já somos referência nacional no tratamento especializado das doenças inflamatórias intestinais. Esse evento apresenta nossa vontade em disseminar nosso conhecimento e estratégias de tratamento que tem como alvo final a restauração da qualidade de vida dos nossos pacientes”, declara Natália Queiroz.
Para a gastroenterologista e endoscopista do Hospital Cardiopulmonar/Rede D’Or, em Salvador (BA), Julia Campos Simoes Cabral, participante do evento, a I Preceptoria em Doenças Inflamatórias Intestinais trouxe muito aprendizado teórico e prático, vivenciando a rotina da equipe do Hospital Santa Cruz. “Conhecer a equipe e como o Hospital Santa Cruz já consolidou as suas rotinas, ajuda as nossas unidades a seguirem o mesmo caminho, com o objetivo de unificarmos as nossas condutas na DII e estreitar os laços para mantermos sempre a discussão de casos”, relata.