Mulheres profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus em Curitiba (PR) foram homenageadas nesta quarta-feira (5), no Dia Nacional da Saúde, com um presente especial. Ao todo, mil profissionais do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), uma das principais instituições da capital paranaense no tratamento da Covid-19, receberam um pingente ponto de luz como forma de reconhecimento pelos esforços que têm demonstrado neste período de pandemia.
O ponto de luz é uma peça folheada a ouro com zircônia (gema semelhante a um diamante). Ele foi escolhido por simbolizar o brilho dessas profissionais, ainda mais evidente neste momento. Mais do que um reconhecimento pelos esforços dessas profissionais, o presente tem um apelo sentimental: uma peça que toque os corações.
“Entendemos que essas mulheres desempenham um papel importante e valioso, ainda mais durante esta pandemia. Por isso, quisemos homenageá-las como verdadeiras joias humanas, com um pingente que fique próximo ao coração delas, para dar mais brilho e luz a quem elas são e ao trabalho que desempenham”, comenta Guilherme Zarpellon, idealizador da ação.
A homenagem a essas profissionais de saúde foi resultado de uma campanha realizada pela Zarpellon Joias no mês de julho. A capital paranaense foi escolhida para a entrega por ser a sede da empresa atacadista de semijoias, há 20 anos no mercado, com revenda em todo o Brasil.
Para a campanha, a Zarpellon envolveu toda sua rede de distribuição em ações pontuais em diversas cidades brasileiras. Além das mil peças que foram entregues nesta quarta-feira nos três hospitais do CHT (Hospital do Trabalhador, Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier e no Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz), outras mil foram destinadas a profissionais de saúde por meio das revendedoras da rede em todo o país.
“Nossa estratégia inicial envolveu nossas revendedoras que, ao renovar seus estoques, ganhavam uma peça para presentear uma profissional de saúde de sua cidade ou círculo pessoal. A entrega de agora para o CHT de Curitiba é uma contrapartida da marca em relação a essa ação com as nossas revendedoras. Cada uma das mil peças entregues neste dia 5 de agosto corresponde a uma peça já presenteada a outras profissionais de todo o Brasil”, explica Guilherme Zarpellon, criador da marca de semijoias.
A campanha “Diamantes da Vida” movimentou toda a cadeia Zarpellon, dos seus colaboradores, aos seus distribuidores, com showroons em sete cidades brasileiras, e seus revendedores espalhados pelo país. Mais do que uma estratégia para o Dia Nacional da Saúde, a campanha foi pensada como uma forma de envolver toda a rede de revendedores em uma ação coletiva, de grande abrangência, que mostrasse a valorização da mulher e o trabalho humanizado, alguns dos pilares da marca.
O ponto de luz foi a peça escolhida para a campanha justamente por se assemelhar a um diamante, pedra que ganha valor ao ser lapidada. “Vemos que a atuação dessas mulheres também é lapidada dia após dia. Além disso, o ponto de luz representa brilho, algo que essas profissionais levam diariamente aos seus locais de trabalho, e também a própria luz, importante nesses momentos tão obscuros”, completa Zarpellon.
De acordo com o diretor do CHT, Geci Labres de Souza, a ação foi uma homenagem importante. “Mais de 80% das pessoas que atuam na saúde são mulheres. Hoje, estamos entregando essas lembranças para as profissionais que atuam na pandemia. Tenho certeza que estas joias vão abrilhantar ainda mais o trabalho dedicado dessas mulheres, que atuam 24 horas por dia de forma incansável em uma doença tão difícil”, diz.
Para Giovana Sutil, diretora de enfermagem do CHT, essas ações motivam os profissionais a continuar desempenhando o trabalho de salvar vidas. “Uma pequena ação para nós já é um reconhecimento muito grande do trabalho da enfermagem e de todos da saúde neste momento tão difícil. É um gesto que reflete diretamente no nosso trabalho e que nos motiva a continuar”, afirma.