Estudar como se dá o desenvolvimento na primeira infância e suas implicações para toda a vida é o principal motivador do trabalho que as professoras Ana Alexandra Caldas Osório, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Adriana da Conceição Soares Sampaio e Ana Raquel Marcelino Mesquita, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Portugal), realizam em conjunto há vários anos.
As docentes têm desenvolvido pesquisas sobre as relações cérebro-comportamento, como o cérebro amadurece e quais os fatores que podem promover ou prejudicar o adequado desenvolvimento infantil. Esses estudos incentivaram o novo curso de curta duração ‘Neurociência da Primeira Infância’, de 18 a 22 de outubro, de forma on-line. A iniciativa é da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM.
Neste curso, as professoras vão apresentar e discutir conceitos científicos sobre desenvolvimento neural na primeira infância, os principais paradigmas metodológicos usados na neurociência do desenvolvimento, bem como temas da neurociência do desenvolvimento sociocognitivo e emocional e fatores neurobiológicos associados.
“O ser humano cresce e aprende mais nos primeiros cinco anos do que em qualquer período equivalente ao longo da vida. Por isso, esse é também um período muito sensível às influências do contexto – como afetos, experiências e oportunidades”, ressaltou a líder do curso, Ana Alexandra Caldas Osório.
O convite para a realização do curso está aberto para todos os que possam interessar-se pelo tema. A presença de um público interdisciplinar será certamente uma mais-valia na discussão dos temas e seu impacto na sociedade e em políticas públicas.